DESTAQUES

Existe exercício para fortalecer o assoalho pélvico após o parto?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Exercício de contração vaginal ajuda a fortalecer musculatura pélvica

por Milena Liste

"Gostaria de saber se tem algum exercício para fortalecer a pélvis e toda essa região. Tive três filhos, dois com parto normal e um com cesária. Essa região ficou flácida. Aguardo resposta ansiosa."

Resposta: A musculatura pélvica também chamada de assoalho pélvico, por vários fatores, se enfraquece, entre eles a multiparidade, como pode ser o seu caso.

Após passar pela sua ginecologista e descartar prolapso genital (bexiga caída) e infecção urinária principamente, você pode iniciar seus exercicios pélvicos.

- Na posição deitada, joelhos dobrados e pernas afastadas, realize a contração da vagina de uma forma rápida e relaxe. Realize essa contração 10 vezes.

- Descanse um minuto e repita novamente. Descanse e faça mais 10 vezes.

- Descanse. Em seguida faça uma contração lenta da vagina e mantenha essa contração lenta por 7 a 8 segundos. Repita 5 vezes.

Faça este exercício diariamente.

Após 4 semanas: faça o exercício sentada (3x10 rápidas e 1x5 lentas) e deitada (3x10 rápidas e 1x5 lentas).

Após mais de 4 semanas: faça o exercício em pé (3x10 rápidas e 1x5 lentas), sentada (3x10 rápidas e 1x5 lentas) e deitada (3x10 rápidas e 1x5 lentas).

Pronto, possivelmente você se sentirá mais fortalecida e confiante.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Amor: você considera sua relação frágil?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.