Qual é o tipo de exercício ideal para o fortalecimento dos joelhos?

por Simone Sarti

"Estou fazendo corrida de rua com frequência e treino durante cinco dias por semana."

Continua após publicidade

Resposta: A articulação do joelho é uma das mais propensas a lesões, devido a traumas, impacto dos exercícios e esforços do dia a dia. Por isso a importância de protegê-las e a melhor forma de se fazer isso é fortalecendo toda a musculatura que circunda essa articulação. Porém, se houver algum problema na articulação do quadril, por exemplo, o joelho pode sofrer como consequência.

Então em primeiro lugar, antes de iniciar qualquer atividade, é muito importante passar por uma análise postural para avaliar se existe algum desalinhamento ou desequilíbrio de forças musculares. Estando tudo em ordem, já é possível iniciar exercícios de fortalecimento das musculaturas diretamente envolvidas, ou seja, musculatura anterior, posterior, lateral externa e interna da perna e coxa.

Há um número enorme de exercícios para esse fim e podem ser feitos em aparelhos (cadeira extensora, cadeira adutora e abdutora, leg press, mesa flexora, etc) ou com acessórios (elásticos, caneleiras, etc).

Mantenha assim seus joelhos fortes e protegidos, mas lembre-se da importância de um programa completo de exercícios para saúde geral e para a prática de qualquer esporte.

Continua após publicidade