DESTAQUES

Como ganhar massa muscular rápido?

Milena Imaizumi 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Alguns fatores inteferem na "rapidez" do resultado

por Milena Liste

"Tenho 1,65 de altura, peso 69 kilos, 46 anos e faço musculação há quatro meses. Já posso ver o resultado, mas gostaria de ganhar massa muscular mais rapido, como faço? E musculação é benéfica para o assoalho pelvico?" - enviado por uma leitora

Resposta: A modalidade de atividade física MUSCULAÇÃO é a mais indicada para aumento de massa muscular. Alguns fatores inteferem na "rapidez" do resultado, seja ele para hipertrofia muscular (aumento de massa muscular), ou simplesmente um condicionamento físico muscular relacionado à saúde. Esses fatores são: idade (diminuição de hormônios relacionados à hipertrofia muscular, como por exemplo os hormônios que induzem a produção de colágeno), sexo (mulher tem menor massa muscular que o homem), secundariamente alguns fatores como tipo de treinamento e alimentação adequada.

No seu caso, seu IMC (indice de massa corporal) = 25,37, significa que você se encaixa numa faixa de obesidade leve. A musculação não é a atividade indicada para diminuir esse número, mas acredito que se você se comprometer em seguir uma dieta saudável, equilibrada e com a quantidade calórica adequada, seu corpo irá se "modelar" com a musculação e essa perda de peso melhorará a aparência do tônus muscular. Por isso, não acredito em milagres, mas em hábitos saudáveis para atingir seu objetivo que é aumentar a massa muscular.

Outro ponto é a musculatura do assoalho pélvico. Atividades de impacto e de alta intensidade como jogos de contato como handebol, basquete, voleibol, ou de alto impacto como a corrida, hipismo, ou de alta intensidade como a musculação não são indicados para quem tem perda urinária.

Também acredito no equilíbrio. Se você quer realizar uma atividade que seja indicada para a saúde do assoalho pélvico, devemos prevenir com atitudes.

No seu caso, você pode procurar seu ginecologista ou uma fisioterapeuta especialista em uroginecologia e aprender os exercícios de contração do assoalho pélvico e realizá-los sempre, principalmente na hora dos exercícios da musculação.

Parabéns pelo ganho nesses quatro meses de musculação e continue!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A professora de educação física e fisioterapeuta Milena Imaizumi responderá e-mails relacionados à saúde da mulher na área da atividade física, fisioterapia/obstetrícia, ginástica postural, ergonomia e RPG. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail não serão publicados.

ENVIAR PERGUNTA



Milena Imaizumi

Educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Desportiva. Desde de 1997, atua como personal trainer há 15 anos na área de ginástica postural e RPG. Desde 2007, na área de uroginecologia trabalha com orientação e conscientização da saúde do homem, da mulher e de atletas quanto a musculatura pélvica e afecções. Supervisiona o curso de Fisioterapia em Obstetrícia e Uroginecolocogia da UNIFESP.



ENQUETE

Qual o preço de se buscar a perfeição?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.