Entenda a importância das glândulas sebáceas

por Sonia Corazza

Hoje nossa conversa fica por conta de esclarecer a função das glândulas sebáceas, fabricantes e secretoras do sebo. Essa substância gordurosa lubrifica o pelo e a superfície da pele, existem trabalhos científicos que comprovam até suas propriedades bactericidas.

Continua após publicidade

Você acha que essa” gordura” não serve pra nada? Errou! Sua função principal é agir como um "creme de limpeza" natural. Previne a evaporação exagerada da água presente na nossa pele, tanto em dias muito quentes, quanto em períodos de baixas temperaturas. Isso evita que a pele fique ressecada, desidratada.

As glândulas sebáceas são inativas até a puberdade, quando aumentam de tamanho e se tornam secretoras. O número e atividade da glândulas sebáceas varia de um local para outro dentro da própria pele. Elas são particularmente abundante na face, couro cabeludo, pavilhão da orelha, narinas, e na área genital, sendo ausentes na sola dos pés e na palma das mãos.

Dieta equilibrada é o cosmético mais sofisticado

A melhor maneira de manter a sua produção sebácea qualificada, pele e cabelo macios, sedosos e brilhantes, é se alimentando bem. Você sabia que os ácidos graxos essenciais são componentes nutricionais vitais ao organismo e são responsáveis por várias funções? São encontrados em sementes de plantas e em óleos de peixe de águas frias. Os ácidos graxos essenciais são conhecidos como Vitamina F e não são produzidos pelo organismo, mas devem ser supridos através da dieta. Não há cosmético mais eficaz que uma dieta equilibrada.

Continua após publicidade

A denominação original de vitamina F aplica-se aos ácidos linoléico, linolênico e araquidônico. O ácido linoléico tem um papel fundamental na manutenção da membrana celular, sendo que sua falta leva a uma pele desidratada e áspera, é de grande interesse quando utilizados em produtos cosméticos. O ácido linoléico pertence à família do ÔMEGA 6.

A carência de ácidos graxos essenciais origina várias perturbações e principalmente uma desorganização no processo de *queratinização, visível por uma descamação exagerada da epiderme.

O fornecimento de AGEs, especialmente o ácido linoléico restaura a barreira cutânea. A deficiência de vitamina F causa flacidez na pele, incluindo dermatite escamosa ou até eczema.

Continua após publicidade

Então se você não se lembra do gosto bom de peixe, está na hora de você rever o seu cardápio. Peixe é saúde, como citei acima em relação ao óleo de peixes de águas geladas.

*Queratinização: processo de reposicão de queratina no fio de cabelo, que pode ser feito através do uso de cosméticos especificos ou até da alimentação.