Saiba os perigos de gonorreia e sífilis

por Arlete Gavranic

Recebo muitas queixas de jovens entre 15 e 28 anos e homens maduros na faixa de 35/40 portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Essas seriam facilmente evitadas, se a conscientização do uso do preservativo existisse.

Continua após publicidade

gonorreia e sífilis são doenças sexualmente transmissíveis e de tratamento rápido.

gonorreia pode levar à esterilidade

A bactéria da gonorreia é a neisseria gonorrhoeae. Seus sinais se apresentam pelo corrimento de cor amarelada, com pus ou sangue, que sai pelo pênis, vagina ou ânus, e vem acompanhado pela ardência e dificuldade em urinar. Essa DST, se não tratada corretamente, pode levar à esterilidade tanto de homens como de mulheres. Por isso o tratamento deve ser feito por um médico e não no balcão da farmácia.

Por que sífilis é muito perigosa

Continua após publicidade

A sífilis é uma DST de maior gravidade, a bactéria treponema pallidum, é altamente contagiosa, tem várias fases e seus sintomas podem desaparecer mesmo sem o tratamento, mas não sendo tratada deixa lesões irreversíveis.

A ginecologista Claudia Serafim Giaccio alerta que até nos primeiros três meses de contágio aparecem feridas, vermelhas, secas e que não doem, onde a bactéria foi inoculada, no pênis, vagina, anus, lábios, etc. e os gânglios (glândulas) podem ficar inchados. Mas tudo isso pode desaparecer externamente, mesmo sem tratamento.

Já na segunda fase de 3 a 6 meses, a sífilis reaparece trazendo sintomas como manchas róseas pelo corpo, dores nas articulações, na cabeça, garganta, febre, cansaço, queda de cabelos, rachaduras e manchas nas mãos e pés, mas todos esses sintomas se não forem tratados podem não regredir, e a doença reaparecerá meses ou anos depois na sua fase mais perigosa que é a terciária. Nessa fase a bactéria atinge o cérebro e pode causar cegueira, insanidade, paralisias, problemas cardíacos e até óbito.

Continua após publicidade

Sífilis e gravidez

Na gravidez a sífilis pode provocar aborto e pode ser transmitida para o feto trazendo inúmeras complicações de saúde como cegueira, surdez, problemas ósseos e até retardamento mental.

Essas DSTs podem ser porta aberta a outras infecções e contaminações, inclusive a AIDS.

Preservativo não é só para penetração

O uso de preservativo deve ocorrer já nas preliminares e em todas as relações sexuais: vaginal, anal e oral. Nada de colocar o preservativo só na hora da penetração. Isso porque roçar os genitais já permite contaminação.

Muitos por confiarem no parceiro abrem mão do preservativo, mas confiança a gente só constrói numa relação de cuidado com o outro.

Sinais das DSTs

Ao perceber corrimentos, verrugas, feridas, que podem estar acompanhados de gânglios inchados, “caroços”, coceira ou dor; seja no pênis, vagina, ânus ou boca, procure imediatamente um médico. Se tratadas rápida e corretamente evitarão sequelas graves, alerta Claudia Serafim Giaccio.

Os programas de DSTs/AIDS distribuem gratuitamente preservativos.

Não deixe de usar o seu e, aí sim, você pode desfrutar da sexualidade com prazer e tranquilidade.