DESTAQUES

Gostar de si mesmo ajuda a fluir na vida

Emilce Shrividya Starling 01/01/2016 AUTOCONHECIMENTO
Amar a si mesmo não é egoísmo

por Emilce Shrividya Starling

Quando realmente nós nos aprovamos e gostamos de nós mesmos como somos, tudo flui melhor em nossa vida.

Nossa saúde melhora, atraímos boas oportunidades, mais dinheiro, nossos relacionamentos se harmonizam e tudo funciona satisfatoriamente.

Ao se respeitar e se aceitar, você se sente mais confiante e equilibra seu corpo e sua mente.

Primeiro passo para gostar de si é parar de se criticar

Para aprender a se amar é importante parar de se criticar. Comece a ser gentil, compreensivo e amoroso com você mesmo. A causa básica de muitos problemas é criticar a nós mesmos e termos aprendido que "não somos bons o bastante." Por causa disso, nos tornamos insatisfeitos, inseguros, com raiva e frustrações.A crítica nos prende dentro do padrão mental que precisamos modificar.

Não se diminua nem por um minuto e nem permita que ninguém diminua você. Descubra seu próprio valor e valorize a si mesmo. Compreenda que a divindade habita em você, portanto você é digno e valoroso.

Gostar de si mesmo ajuda a fluir na vida

Quando conseguimos nos libertar dessas crenças que nos foram impostas e que também permitimos acreditar, uma mudança positiva começa a acontecer e vários problemas de saúde, de relacionamentos, de finanças são dissolvidos.

Faça as pazes com sua mente, faça as pazes com você. Seja seu verdadeiro amigo. Ame a você mesmo de maneira incondicional e somente assim poderá se expandir para amar aos outros.

Amar a si mesmo não é egoísmo. Amar a si mesmo é aceitação, compaixão, bondade. É se acolher, se respeitar e ajudar a si mesmo.

Como disse Madre Teresa de Calcutá, a mensageira da paz: "Nunca se preocupe com números, ajude uma pessoa de cada vez e comece pela mais próxima VOCÊ".

Esteja disposto a mudar suas crenças negativas sobre você mesmo. Comece agora a descobrir seus talentos, habilidades e se olhar com o amor do Ser interior.

Treinamento do sorriso

Gosto muito do treinamento de sorrir para o espelho. Sorrio para mim mesma logo ao acordar me desejando um bom dia.

Experimente você também sorrir para o espelho quando acordar e também várias vezes ao dia. Em vez de procurar defeitos no seu rosto, imperfeições, rugas, criticar seu cabelo, olhe dentro de seus próprios olhos e sorria.

Diga para si mesmo sorrindo:

- Eu me amo. Eu me aceito como seu sou.

- Estou pleno de alegria e terei um dia alegre. Tudo está bem.

- Eu confio em mim e me sinto protegido.

Pode também olhar para o espelho e dizer seu nome, sorrir e afirmar:

- Eu gosto de você como você é.

- Eu aprovo você. Você é firme, forte e corajoso.

Para algumas pessoas essa prática pode ser difícil no início. Podem sentir os olhos com lágrimas ou sentir raiva ou tristeza. Mas, se continuarem a se olhar no espelho com essa nova atitude interior, dizendo que se amam, algo muito incrível vai acontecer, pois o amor vai fluindo de dentro do Ser interior, que é a verdadeira fonte do Amor.

Além desse treinamento do sorriso, você precisa se conhecer melhor, fazer a autoinvestigação, a contemplação de si mesmo. Essa contemplação (dharana em sânscrito) é uma prática do Yoga muito importante, porque nos leva ao autoconhecimento e a perceber o que precisamos mudar em nossas atitudes e pensamentos.

Treinamento da autocontemplação:

Você tem o hábito de se criticar e de se culpar?

É perfeccionista? Está sempre insatisfeito com seu trabalho? Sempre vê algum defeito nas coisas que você faz ou em você mesmo?

Acha que não é o bom o bastante? Você se acha burro? Você se acha desastrado e sem habilidade para as coisas?

Você se acha feio? Ou gordo demais? Ou magro demais? Ou alto demais? Ou baixo demais? Ou velho demais?

Acha que não merece ser amado? Ou não acredita no amor?

Se tiver alguns desses pensamentos, decida a mudar esses pensamentos e crenças sobre você mesmo.

Em vez de se criticar, comece a ver seus pontos positivos, a descobrir suas qualidades.

A escritora motivacional Louise Hay nos ensina em seu livro Você pode curar sua vida como identificar o porquê de muitas doenças causadas pelos pensamentos e sentimentos negativos como medo, rejeição, não se sentir amado, críticas, mágoas, raiva, ressentimento, ansiedade, tensão, autopunição, falta de autoafirmação, inadequação, frustração, desânimo, falta de amor a si mesmo, falta de confiança na vida e em si, não se sentir realizado, sentir-se oprimido e vítima.

Nesse livro ela conta sobre infância difícil e como venceu um câncer sem se operar através das práticas de meditação diárias, de estudos profundos sobre a mente e pela modificação dos pensamentos e crenças negativas.

Louise Hay nos ensina como mudar esses padrões mentais para curar corpo e mente e nos tornar mais saudáveis e realizados. Você pode se aprofundar através desse livro e descobrir a causa provável de seu problema físico, emocional ou mental. E com um novo padrão de pensamento, moldar novas experiências e assim curar traumas, medos, inseguranças e doenças.

Dez afirmações para mudar seus padrões mentais

Você poderá mentalizá-los várias vezes ao dia:

1ª) Estou disposto a mudar. Eu decidi alcançar o equilíbrio e o autodomínio.

2ª) Sou forte, corajosa, gentil e confiante.

3ª) Sinto-me segura e protegida.

4ª) Vivo no agora. Cada momento é novo. O passado acabou. Eu tenho valor. Amo a mim mesma e me aprovo.

5ª) Com todo amor eu perdoo e liberto de mim todo o passado. Escolho encher minha vida de alegria. Eu me amo e aprovo meu jeito de ser. A vida é boa.

6ª) Eu me amo e confio no Deus que habita dentro e mim. Estou protegida e tranquila. Relaxo e deixo a minha mente ficar em paz.

7ª) Sou livre para falar por mim. Comunico-me apenas com amor. Sinto-me segura para me expressar.

8ª) Eu quero e é seguro assumir o controle de minha própria vida. Escolho ser livre.

9ª) Respiro livre e plenamente. Estou em segurança. Confio no fluxo da vida e deixo-a prover tudo que eu preciso.

10ª) Sou uma pessoa decidida e corajosa. Sinto-me relaxada e tranquila porque confio no processo da vida. Está tudo bem comigo.

É preciso nos dedicar com paciência, persistência e coragem na dissolução da causa básica de nossos problemas que é não gostar de si mesmo e não se aceitar. Sinta gentileza por você mesmo e saia desses padrões que lhe aprisionam e tiram sua criatividade e alegria.

Faxina mental em dois passos

Faça uma faxina mental para limpar todo o lixo mental acumulado durante muitos anos, desde sua infância. Esteja disposto a limpar os cômodos de sua casa mental. Esteja disposto a se libertar do passado e das crenças que te limitam.

Não importa o que tenham dito para nós em nossa infância ou adolescência, escolha agora se libertar desses pensamentos.

Primeiro passo é a autoinvestigação e conhecer melhor a si mesmo, observando quais pensamentos e crenças limitantes são inúteis e negativas.

Segundo passo é começar a se livrar de todo esse lixo mental e emocional. Não se consegue isso de um dia para o outro. É um processo de cura feito com paciência, perseverança, dedicação e amor.

Sem culpar a ninguém, comece a se responsabilizar por seus pensamentos, crenças e atitudes no momento presente.

A Filosofia do Yoga nos ensina que nós escolhemos nossos pais e que aprendemos com eles as lições que são necessárias para nós. Temos o que precisamos e merecemos. Portanto, não somos vítimas e viemos neste planeta para aprender as lições para nossa evolução espiritual.

Estamos na Terra para transcender nossas limitações, nossos medos, inseguranças, raiva e imperfeições. Todos nós temos crenças e padrões negativos para superar e o importante é valorizar o que já conseguimos.

Não devemos nos desanimar ou nos diminuir vendo somente nossos defeitos e erros ou o que ainda falta para melhorar. Ao nos aceitar agora, começamos o processo de cura interior e começamos a fazer as pazes conosco.

Entenda que o Ponto do Poder está no momento presente. Agora, neste instante, é onde as mudanças se iniciam. O passado não tem poder sobre você. Decida alcançar a mente positiva e aprenda a gostar mais de si mesmo, se valorizando e respeitando.

Você tem escolhas. Pode continuar com os mesmos velhos pensamentos, se recusar a mudar e ficar com todos os seus problemas. Ou pode decidir se transformar para melhor.

Acredite em você. Confie na vida e em Deus. Invista nessa faxina mental e escolha ser seu verdadeiro amigo. Escolha ser mais alegre e feliz. Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!




Emilce Shrividya Starling

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/S.P, com aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos. É professora de Hatha Yoga em Santos (SP), desde 1989. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.



ENQUETE

Qual candidato à Presidência terá mais condições de melhorar o índice da FIB (Felicidade Interna Bruta) e o do IDH (índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2018
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.