Gosto muito de sexo, mas minha esposa não acompanha meu ritmo. O que fazer?

por Margareth dos Reis

"O meu problema é basicamente gostar muito de sexo e minha esposa não acompanha o meu ritmo. Se dependesse de mim, seria dia sim, dia não, mas se depender dela seria uma vez a cada duas semanas. Fico tenso, às vezes nervoso, pois para mim o sexo faz muita falta. Pessoalmente, me acho um homem carinhoso e atencioso. Já conversei, mas não adianta. Infelizmente ela é muito passiva nessa área."

Continua após publicidade

Resposta: Uma pessoa pode querer muita relação sexual e encontrar alguém que a corresponda; outra pode querer menos frequência sexual e também encontrar alguém que a corresponda, mas, na maioria dos casos, as pessoas começam a se relacionar achando que elas querem as mesmas coisas e no avançar da convivência descobrem que elas são diferentes em vários aspectos.

Além disso, muitas vezes quando o compromisso e os planos de continuidade de envolvimento do casal evoluem, a disposição feminina para o sexo pode começar a decair. Por um lado, o aparelho reprodutor feminino e as oscilações hormonais que a mulher experimenta ao longo da vida, devido à menarca (primeira menstruação), gestação, amamentação, climatério, menopausa e pós-menopausa tendem a ser um transtorno infinitamente delicado para ela e para o parceiro dela entender como tudo isso funciona.

Não raro, isso pode se constituir um fator relevante para o desencontro na vida íntima ao longo do relacionamento de um casal. Por outro, a qualidade do clima conjugal depende igualmente dos arranjos confortáveis que a dupla faz para que ambos os lados encontrem um encaixe satisfatório em cada estágio da vida a dois. Isso mostra que cada dupla amorosa tem que descobrir o seu jeitinho de lidar com as diferenças pessoais e contar com possibilidades para atender as expectativas individuais.

Como no caso do seu desejo sexual mais intenso de um lado, que pode ser atendido pela masturbação, por exemplo, para que relações sexuais, em um envolvimento que se deseja preservar, sejam para celebrar o encontro íntimo do casal, sem problematizar a relação como um todo.

Continua após publicidade

Como seu desejo é mais intenso, você pode autoadministrá-lo através da prática da masturbação, sem depender que sua esposa acompanhe seu ritmo, sem ter que se privar do próprio prazer, para seguir o ritmo dela.

Se você tem bons motivos para manter seu casamento, deve procurar encontrar meios de lidar com essa diferença de ritmo sexual ou se for do interesse de ambos, procurar ajuda especializada para ver o que é possível fazer.