Quais são as principais causas de uma grande insegurança?

por Rosemeire Zago

Resposta: A insegurança pode ter várias origens e geralmente todas elas começam a surgir na infância, de acordo com a maneira como fomos tratados.

Continua após publicidade

A indiferença, o desprezo, a falta de demonstração de carinho e amor, o abandono, a rejeição, faz com que a criança cresça acreditando que não é digna de receber atenção, amor, e isso por si só a torna um adulto inseguro.

Mas a superproteção também pode gerar muita insegurança quando adulto, pois se quando crianças não foram incentivadas a acreditarem em si mesmas, dificilmente conseguem sentir segurança quando adultas. Assim, crescem, ainda que inconscientemente, acreditando que faziam tudo por ela, por não ter a capacidade de fazer por si mesma.

Pais exigentes, agressivos, críticos, autoritários, que demonstram que a criança não é digna de confiança, impondo suas próprias vontades, não ouvindo o que as crianças têm a dizer, também criam filhos inseguros e dependentes.

Como você pode perceber, as possibilidades são muitas, o importante é buscar a origem de sua insegurança. Para isso o melhor é fazer uma psicoterapia com um profissional de confiança que irá te ajudar a identificar a causa de sua insegurança, pois qualquer outra coisa que você busque será apenas paliativa.

Continua após publicidade