Agradecer é compreender o ritmo de Deus

por Emilce Shrividya Starling

A gratidão nos faz feliz. Cura o ressentimento e faz surgir o perdão. A gratidão não é uma obrigação, nem um peso. Ela é alegria e traz desapego e compaixão.

Continua após publicidade

A prática do yoga abre nosso coração para a graça divina e nos permite ver cada acontecimento como uma bênção; nos faz apreciar cada elemento da terra – ar, luz, água, flores, árvores, solo – que antes não dávamos a devida importância.

Abrimos nossa percepção para agradecer a comida que comemos, quem a plantou, quem a cozinhou, todo o trabalho que é feito por tantas pessoas para termos nosso alimento e também os ensinamentos espirituais; nossa proteção em nossos lares; a limpeza das ruas; o serviço médico e hospitalar; as lojas e tudo que nos dá conforto material e espiritual.

Gratidão é uma prática iogue e através dela mudamos hábitos errados de lamentar, de reclamar, de procurar o que estava errado nas situações ou cair no desapontamento. Em vez disso praticamos nos sentir gratos e satisfeitos.

Ao agradecer e contar suas bênçãos, você se sente pleno, realizado, contente e esta atitude interior acalma a ânsia dos desejos que tiram nossa paz.

Continua após publicidade

Sentir gratidão é um ato de sentir fé por Deus. Vivendo com gratidão vamos aprendendo a procurar pelo mistério de Deus em tudo e em tudo agradecer a Deus, porque tudo segue um plano de Deus. Vamos compreendendo o ritmo de Deus e nos sintonizando com Sua vontade.

A prática da gratidão não somente expressa nossa fé em Deus, mas também aprofunda essa fé porque ela nos dá olhos para ver.

Agradeça a você mesmo

Continua após publicidade

Somos acostumados a pensar em termos de gratidão pelos outros e por Deus, mas esquecemos de agradecer a nós mesmos. Achamos que é egoísmo nos agradecer.

Experimente isto agora.
Sinta gratidão por você mesmo até pelas pequenas coisas que você faz.
Agradeça suas qualidades, habilidades, dons e virtudes.
Reconheça seu próprio valor.

Ao sentir gratidão por você mesmo, você aquieta a voz interna da autocrítica, da baixa-estima, do julgamento e das dúvidas. Você passa a se amar verdadeiramente e, deste modo, pode amar também aos outros e ver qualidades neles.

O primeiro sinal que você está evoluindo e progredindo espiritualmente é quando você não se diminui mais, vê seu lado positivo, e agradece a você mesmo se valorizando. Você confia mais em você e em Deus. Confia no Ser interior que habita em você. Confia, abençoa e agradece a divindade que habita em você.

É simples praticar ser grato. É uma questão de se lembrar que a gratidão é uma opção. Podemos se gratos pelas coisas boas, pelo amor das pessoas, pelos desafios e dificuldades que nos fizerem buscar Deus, pelo convívio com pessoas difíceis que são nossos mestres, pois nos ensinam a paciência, o perdão, a compaixão.

Em vez de apenas criticar as pessoas ou guardar mágoas, comece a reconhecer as qualidades que elas têm dentro delas e as pequenas coisas boas que fazem. Isto vai lhe libertar da irritação, da impaciência, da hostilidade e vai lhe trazer muita serenidade e leveza de espírito.

A gratidão é uma qualidade natural que nos permite experimentar entusiasmo. Através desse sentimento você alimenta pensamentos de alegria, bom humor, bondade que curam e aumentam sua eficiência e entusiasmo. As pessoas alegres e gratas são uma bênção, porque espalham felicidade e amor à sua volta.

Você não tem que esperar que todos seus sonhos se realizem para se sentir realizado e feliz. Você pode saborear plenamente sua vida no momento em que se voltar para a vida com gratidão.

O iluminado guru indiano Baba Muktananda disse: "Por causa de Sua grande misericórdia, Deus nos deu este maravilhoso corpo. Não somente Ele nos deu este maravilhoso corpo, mas Ele mesmo veio e tomou residência dentro de nós. Nós devemos agradecer a Deus cada segundo de nossas vidas".

Cuide do seu corpo manifestando gratidão

Esse corpo é um grande presente de Deus e é nosso amigo. Não podemos ser desleais com ele e precisamos alimentá-lo bem com alimentos benéficos e não apenas com alimentos prazerosos que envenenam o corpo e tiram a saúde. Precisamos nutri-lo com pensamentos positivos e com o sentimento de gratidão e esta atitude o torna mais saudável e forte.

Através da hatha yoga, da meditação aprendemos a tratar o corpo com amor, respeito e gratidão.

As posturas da hatha yoga, os exercícios de respiração e a meditação ajudam a controlar a ansiedade e o estresse; aliviam a dor; equilibram as emoções tornando-as positivas; melhoram a parte imunológica evitando doenças; trazem alegria e paz interior.

O resultado dessas práticas é: mente tranqüila, coração sereno e agradecido, corpo saudável.

Através do cuidado, respeito e agradecimento a esse corpo você começa a sentir o que é amor e pode expandir o amor para o marido, esposa, filhos, parentes, amigos, animais, e pela natureza.

Agradeça a tudo, a todas as coisas, fatos e pessoas.
Lembre-se que tudo acontece para melhor. Nada acontece por acaso.

Contemple o significado profundo dessa frase: Você tem o que merece e precisa.
Assim aprenda com as lições da vida, transforme-se, amadureça e viva mais contente com um coração agradecido. Om Shantih! Fique em paz!

Notas bibliográficas:

Encontrei a Vida – Muktananda, Swami- Ed. Vozes.