Sou tipo chiclete e sufoco meu par. Como parar com isso?

por Eduardo Yabusaki

"Não consigo mudar com minha namorada. Sou tipo 'chiclete' e ela ‘tá’ no limite. O que faço para mudar isso e nosso relacionamento melhorar? Sou inseguro, apesar dela me amar muito. Sou muito chato e sufoco demais."

Continua após publicidade

Essa é uma característica comum de pessoas e relacionamentos não bem estruturados: brechas para conflitos e desentendimentos provocam distanciamento e discórdia. Por isso ‘ser chiclete’ não é uma boa, pois alimenta estresse e tensão no relacionamento.

Ser cuidadoso e zeloso para com o par é uma atitude saudável e prazerosa. Porém, quando isso passa do limite e se torna uma perseguição constante, deixa de ser bom para se tornar uma tortura.

Além do quê, não há relacionamento que perdure quando há insegurança e desconfiança. Ser um grude pode ser também manifestação de uma autoestima que não esteja bem. Por isso confiar no outro é fundamental. Se há confiança não tem o porquê da necessidade do grude ou de querer controlar o que se passa na vida do outro.

Ser inseguro num relacionamento não faz o menor sentido, pois a confiança é um dos seus alicerces. Assim, primeiro avalie se sua insegurança tem fundamento ou se é fruto de suas fantasias e pensamentos. Se for, trate de controlá-los, pois se continuar a alimentá-los isso não terá fim, só vai crescer e fugir do seu controle. Se tiver fundamento, é uma boa hora para conversar e avaliar com o seu par o que pode estar causando essa insegurança, como atitudes do outro em relação a você ou situações vividas pelo casal.

Continua após publicidade

Insegurança ou desconfiança devem ser cortadas do relacionamento, caso contrário nutrem sentimentos extremamente negativos para ambos. Deve-se sempre cultivar sentimentos tranquilizadores e de confiança e permitir que sempre haja espaço para a manifestação de incômodos e expectativas.

Se ainda assim persistir a insegurança ou desconfiança é importante que procure ajuda terapêutica para poder lidar com seus medos, ansiedades e angústias. Não permita que seus fantasmas ou incertezas contaminem e desgastem seu relacionamento, o que pode levar até ao seu término.

Sempre é tempo de se dedicar e mudar para que o relacionamento seja o mais tranquilo possível. Um relacionamento precisa de demonstrações claras e transparentes de bons sentimentos. Isso sim constrói e traz segurança, bem-estar e harmonia para a vida a dois.

Continua após publicidade