Conheça os sintomas da hipertensão arterial pulmonar (HAP)

Da Redação

Fadiga, vertigem, desmaio, falta de ar e dor no peito durante a prática de atividade física. Sinais típicos iniciais de quem não está em dia com o condicionamento físico. O que pouca gente sabe é que esses mesmos sinais podem ser sintomas de hipertensão arterial pulmonar (HAP).

Continua após publicidade

A doença costuma ser diagnosticada já em estágio avançado, prestes a incapacitar o paciente para uma vida saudável.

A HAP é uma doença grave das pequenas artérias pulmonares (arteríolas), uma síndrome caracterizada pelo aumento progressivo na resistência vascular pulmonar, levando à sobrecarga do ventrículo direito e, finalmente, à falência desse ventrículo e à morte, caso não seja tratada adequadamente.

A doença está associada ao uso de moderadores de apetite, doenças cardíacas congênitas, infecção pelo vírus HIV, doenças do tecido conectivo, esquistossomose, entre outras. Pode ser também de causa idiopática, ou seja, sem outra doença desencadeante ou transmitida geneticamente.

Ainda não há cura para a HAP. No Brasil o tratamento para manter a doença sob controle é feito com medicamentos à base de citrato de sildenafila e dos inibidores dos receptores de endotelina.

Continua após publicidade

Fonte: Cardiologista Maria Virgínia Tavares Santana, chefe da seção de Cardiopediatria e Cardiopatias Congênitas do Adulto do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo