Henna é uma boa opção para colorir o cabelo?

por Sonia Corazza

A HENNA, Lawsonia inermis Linné, é uma árvore originária do norte da África e Índia, das suas folhas e cascas secas é obtido o extrato de propriedade colorante.Planta da família das litráceas, cresce em forma de pequenos arbustos e há mais de mil anos é utilizada pelos indianos não apenas como enfeite para o corpo, mas com fins medicinais. Na Índia, é utilizada em rituais religiosos, principalmente casamentos, aplicada nos pés, na palma e no dorso das mãos com desenhos rendados.

Continua após publicidade

Tem como princípios ativos componentes como óleos essenciais (alfa e beta-iononas), naftaquinonas (lawsona,1,4-naphtoquinonas,henosídeos), flavonóides (apigenina, luteonina), xantonas (laxantona I, laxantona II, laxantona III) e Cumarina(5-aliloxi-7-hidroxicumarina).

Além da atividade colorante o extrato de hena também age como adstringente, anti-inflamatório, anti-fúngico e anti-bacteriano, exatamente devido a sua composição.

Cores

Sua cor original é marrom-avermelhada. Para obter as outras tonalidades são agregados vários outros pigmentos ou substâncias. Desta forma, para proporcionar tons bem escuros, como o preto e castanho escuro, são adicionados extratos de outras plantas, como a flor de giesta (Sarothamnus scoparius) ou folha de nogueira – ou avelã da índia – (Juglans regia).

Continua após publicidade

Para proporcionar tons avermelhados entra na composição o extrato da raiz de ratânia (Krameria triandra) e para proporcionar tons loiros são agregadas várias outras plantas, como o extrato de raiz de turmeric (Curcuma longa), flor de açafrão (Crocus sativus) ou o conhecidíssimo extrato de flor de camomila (Matricaria chamomila).

Fios brancos

Como os pigmentos das plantas agem por mera deposição sobre a fibra capilar, raramente você conseguirá um bom poder de cobertura dos fios brancos somente com henas 100% naturais. O que as formulações de maior poder 'tintório' possuem são corantes químicos com base nitro de maior suavidade.

Continua após publicidade

Quanto a resistência a lavagem, depende muito do estado de homogeneidade e estrutura de cada fio, mas em média uma tonalização com hena resiste entre 6 e 8 lavagens.

Grávidas podem usar?

Qualquer substância, independente de sua origem natural ou sintética, pode causar irritação ou alergia em pessoas predispostas. Portanto a *prova de toque, realizada na dobra do cotovelo, deve ser feita com 24 horas de observação. Mas sem dúvida as colorações formuladas com hena e outras plantas se constituem como excelente opção para melhorar o brilho colorido dos cabelos, experimente!

*Prova de toque: a pessoa passa um pouqinho do produto na parte interna do cotovelo, para verificar se causa alergia.