A surdez mata o amor

por Luís César Ebraico

Recebi o seguinte e-mail de uma leitora que publico aqui:

Continua após publicidade

"Ôi Luis, prazer em conhecê-lo, mesmo de longe. Meu problema é o seguinte: me separei depois de 28 anos de convivência e 25 de casamento e tenho duas filhas. O que não consigo entender e me entristece muito é que, até uma semana antes de esse homem me dizer que ia embora, ele me mandou mensagens via celular dizendo que me amava.

O relacionamento, a essa época, já estava ruim, pois hoje tenho certeza que ele se comunicava via Internet com outra pessoa que também dizia amá-lo e ele foi embora porque me disse que achou uma pessoa que o entende.

Eu vivi muito bem em meu casamento, nosso relacionamento era muito bom de harmonia, meus amigos também vivenciaram isso, assim como eu e minhas filhas. Agora, não estamos entendendo nada, nem quem é essa pessoa com quem estive casada.

Sei é complicado, mas imagina minha cabeça. Ajude-me, se puder, com uma resposta para que eu possa entender tudo isso um pouco. Minhas filhas são adultas e, mesmo assim, sofrem muito.

Continua após publicidade

Envie-me uma resposta. Obrigada pelo carinho..Bom trabalho."

Esta foi minha resposta:

"Silvana, em sua mensagem, você enfatiza NÃO ENTENDER, NÃO ENTENDER, NÃO ENTENDER. Evidentemente, não conheço você a fundo e seria muito pretensioso de minha parte enviar-lhe uma resposta "sob medida". O máximo que posso fazer é passar-lhe algo "prêt-à-porter". E o que seria?

Continua após publicidade

O seguinte: a esmagadora parte das vezes que ouvi alguém dizer que NÃO ESTAVA ENTENDENDO ALGUÉM, a razão era simples: quem NÃO ENTENDIA, não entendia, porque não CONSEGUIA ESCUTAR.

Digamos, apenas para fim de argumentação, que EMBORA SEU MARIDO AMASSE VOCÊ, ele NÃO SE SENTISSE ESCUTADO.

Tem uma hora em que NÃO SER OUVIDO cansa e a pessoa prefere alguém que ela AME MENOS, mas que seja CAPAZ DE OUVIR…

Uma resposta possível para suas indagações, em meu cardápio "prêt-à-porter", é que você foi SURDA, na relação com seu ex-marido. Será que, quando ele lhe disse, por exemplo, que estava infeliz com alguma coisa, você lhe respondeu que ele NÃO DEVIA estar se sentindo assim, ou equivalentes?

Uma coisa posso lhe afirmar, sem risco de estar sendo pretensioso: A SURDEZ MATA O AMOR.