DESTAQUES

Por que quando estou solteiro quero namorar e quando namoro quero estar solteiro?

Anette Lewin 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Namorar representa tranquilidade e estar solteiro representa mobilização

por Anette Lewin

Resposta: O conforto de um relacionamento estável juntamente com a liberdade para novas conquistas é o ideal para a maioria dos homens.

No entanto, em nossa sociedade monogâmica essa combinação fica difícil. Assim, quando um dos lados está resolvido, o outro aparece como mais sedutor. Embora esse conflito seja bastante comum, sua resolução fica por conta de cada um. Em algum momento da sua vida você vai ter que decidir, pelo menos em tese, qual dos dois lados é o mais importante.

Tomar uma decisão que envolve escolha parece ter o amargo sabor de uma renúncia definitiva, mas... nem sempre é assim! Se estar namorando representa tranquilidade e estar solteiro representa mobilização e liberdade, essas duas modalidades afetivas não estão obrigatoriamente vinculadas a uma relação amorosa. Mobilização se consegue tambem através de um trabalho estimulante, da viagem tão sonhada ou daquele amigo com ideias e propostas mais louquinhas.

Por outro lado, a tranquilidade afetiva também pode se vincular a uma familia de origem, acolhedora, ou a um grupo de bons amigos. Assim, muitas vezes a escolha não representa uma renúncia definitiva às sensações desejadas, mas o deslocamento da fonte da sensação para uma situação extra-amorosa.

Certamente muitas pessoas resolverão o conflito de forma não convencional, ou seja, mantendo relacionamentos paralelos ao namoro. E, desde que assumam o risco que essa escolha embute e saibam administrar culpas, podem até se sentir em equilíbrio através dessa opção. Afinal, como diz a música Dom de Iludir (Caetano Veloso): "Cada um sabe a dor / E a delícia de ser o que é...”

O conflito está no âmago do ser humano. E a liberdade de poder resolvê-lo de diferentes modos nos humaniza, nos conscientiza e nos engrandece.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga Anette Lewin responderá sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas pelos leitores. 2º) formato: de A a Z, explicar através de uma palavra em específico (verbete) o significado do que sentimos ao amar. Esta palavra será extraída de um e-mail enviado pelo leitor a esta coluna. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Anette Lewin

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental.



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.