Oxitocina: saiba como atua o hormônio responsável pelo amor e a paixão

por Tatiana Ades

O hormônio chamado oxitocina é o grande responsável pelas sensações de paixão e amor que sentimos; é também chamado de hormônio da bondade.

Continua após publicidade

Cientistas do mundo todo já sabem que pessoas com esse hormônio em maior quantidade no organismo possuem mais capacidade em criar vínculos amorosos e afetuosos com outras pessoas e são mais predispostas às fortes paixões.

O hormônio já está sendo testado e usado no tratamento com autistas, onde o vínculo e afeto com o outro ser humano se torna complicado. Os resultados são excelentes, esses pacientes ao receber essa essa dose hormonal, começam a desenvolver maior contato com o mundo externo e maior capacidade de vinculo afetivo com familiares, amigos e a sociedade.

Mas nem tudo o que ligado à oxitocina é apenas amor, alegria e bem-estar.

Pesquisadores da Universidade Northwestern (EUA), perceberam que a oxitocina pode também trazer malefícios como: dor emocional, maior estresse e medo em situações de confronto com outras pessoas e situações de pressão social.

Continua após publicidade

A explicação é que o famoso hormônio fortalece a memória social da pessoa em determinada região cerebral, seja essa memória positiva ou negativa.

Sendo assim, pessoas com maior taxa de oxitocina no organismo tendem a ser mais frustradas em situações onde a experiência social é muito estressante e conflituosa.

O uso da oxitocina continua sendo estudado, mas é necessário poder observar os sintomas negativos e positivos que causam no ser humano.

Continua após publicidade

Afinal, o amor não nos promove apenas bem-estar, não é?

Precisamos, com ou sem oxitocina, saber dosar as nossas emoções e expectativas em relação ao outro e aprender a lidar com situações que nos tragam sensação de pressão e estresse.

Tudo na vida deve ser bem dosado, começando pelo amor.