Quais são as desvantagens do humor no ambiente corporativo?

por Roberto Santos

Resposta: Existem pessoas no ambiente de trabalho que acreditam não ser possível conciliar trabalho duro com diversão e senso de humor. Essas pessoas conseguem ver apenas as desvantagens do humor no ambiente corporativo, se é que há alguma…

Continua após publicidade

O problema, ou as desvantagens, não estão no humor propriamente dito, mas na falta de comprometimento e maturidade de pessoas que confundem um ambiente informal e descontraído com falta de responsabilidade e não sabem diferenciar a hora de brincar da hora de levar as coisas a sério.

Elas acabam dando razão àquelas pessoas sisudas e mal humoradas que preferem criar um ambiente sem espaço para risadas e descontração. São gestores 100% focados na tarefa e nada nas relações de trabalho. São chefes que acreditam e esperam que seu pessoal deixe sua vida, problemas e seu humor pessoal na catraca da portaria e passe a se comportar como máquinas.

Por outro lado, os líderes que conciliam humor e trabalho reconhecem que a energia de manutenção gerada por uma piada e uma gargalhda numa rodada de cafezinho no meio do expediente minimizam o estresse improdutivo e renovam a capacidade para realizar o trabalho com qualidade. As vantagens do bom humor de longe superam as desvantagens, mas depende muito de quem está de ambos os lados — o do chefe que estimula um ambiente corporativo bem humorado e dos subordinados que sabem a hora de se concentrar no trabalho com seriedade.