Tenho a impressão de ser várias pessoas durante o dia. O que há de errado comigo?

por Eduardo Ferreira Santos

"O que pode estar acontecendo comigo? Estou sendo tratada como depressiva e portadora de síndrome do pânico pela minha psicóloga: cheguei a ter paralisia nas crises. Estou tomando medicação para bipolar passada pelo psiquiatra. Tenho alterações de humor terríveis durante o dia, mas predomina a irritação e a depressão. Às vezes tenho a impressão de ser várias pessoas durante o dia: mudo muito de opinião."

Continua após publicidade

Resposta: O seu quadro clínico psiquiátrico parece ser bastante complexo, o que exige uma avaliação criteriosa de seu estado.

Na verdade, não importa muito o tipo de diagnóstico que possam dar para o que você está passando, mas o importante é que se constata que você não está devidamente medicada, seja na própria medicação ou na sua dosagem ou, mesmo, se você está tomando de forma correta como lhe foi prescrito.

Esse seu quadro, que, a priori, poderia ser classificado como DISTIMIA (saiba mais) exige muita dedicação do paciente, do terapeuta e do psiquiatra que a acompanham.

Sugiro que você volte ao seu médico psiquiatra e relate TODOS esses sintomas para que ele possa medicá-la de forma correta.

Continua após publicidade

Agora, preste atenção, pois nem sempre a medicação age imediatamente e SEMPRE exige um ajuste de dose, o que deve ser feito em visitas periódicas ao seu psiquiatra.

A medicação para Transtorno Bipolar ajuda também em muitos outros quadros psíquicos como por exemplo *ciclotimia e **personalidade disfórica. Por isso não é importante saber exatamente o diagnóstico mas, sim, tratar os seus sintomas adequadamente.

* Ciclotimia: Psiq. Instabilidade persistente do humor em que o indivíduo alterna períodos de depressão com outros de excitação. Fonte iDicionário Aulete

Continua após publicidade

** Disforia: estado caracterizado por ansiedade, depressão e inquietude. Fonte: Houaiss Dicionário