Dizer não aos impulsos da criança significa proteção ao longo da vida

por Ceres Araujo

Crianças vivem perigosamente. Desde o nascimento, mesmo desde que é concebida, até o final da infância, a criança precisa da proteção dos pais para crescer.

Continua após publicidade

Diferente de outras espécies, o bebê humano não tem condições de sobrevivência se não for cuidado por um outro ser de sua espécie. Ele é um caso de prematuridade entre as espécies.

Assim, cumpre aos pais: o amor, os cuidados, a proteção e a contenção aos seus filhos na infância, pois, sozinhos, vivem perigosamente. A impulsividade elevada caracteriza a criança normal e ela precisará adquirir os controles desejáveis sobre seus impulsos, sendo os pais os responsáveis pelo ensinamento desses controles.

É a impulsividade elevada a responsável pelo fato de as crianças viverem perigosamente. Todas elas, pois não sabem discriminar entre o que lhes faz bem e o que lhes faz mal. Guiam-se pelo prazer imediato e não possuem nem o tempo, nem o espaço para pensar sobre sua ação. Simplesmente atuam.

As possibilidades de entreter o impulso, de refletir antes de agir e de escolher entre alternativas de ação se desenvolvem ao longo do crescimento. Os pais têm um papel muito importante nesse processo. Cabe a eles ensinar as crianças a conter seus impulsos, a entreter a tensão derivada deles, a adiar a satisfação imediata de necessidades, a pensar antes de agir e, com isso, a se protegerem. Sem tal aprendizado, a criança continuará refém de sua impulsividade, tenderá a viver perigosamente sempre, pois não foi ensinada a tomar conta de si mesmo, a se proteger.

Continua após publicidade

Colocar limites e interdições, dizer não a muitos desejos dos filhos não é fácil. Costumo dizer que dizer "não" é a maior prova de amor que se pode dar aos filhos pequenos, pois isso significa sempre proteção. Dizer "não" é difícil e trabalhoso enquanto que dizer "sim" é muito fácil, mas pode significar omissão e displicência na função de pais.

Regras básicas para as quatro fases da vida

O ser humano, para viver em sociedade, é socializado constantemente. Porém, quatro grandes fases da vida marcam, preponderantemente, esse processo de socialização para se viver na sociedade em que se está inserido: infância, adolescência, vida adulta e velhice. Em cada uma dessas fases, aprende-se as regras básicas para, de acordo com a idade, poder conviver com os outros. Tais regras na infância, por exemplo, definem, entre várias outras coisas o que é perigoso para a criança e para os demais que fazem parte de seu convívio. Assim, se a criança não aprender corretamente essas normas, que devem ser ditadas pela família e pela escola, ela, com certeza, estará colocando sua vida em risco e, por vezes, a de outros também. Além disso, desconhecendo limites nessa fase da sua vida, terá sérias dificuldades para compreender novas regras que surgirão na próxima etapa da sua vida, ou seja, na adolescência.

Continua após publicidade

O mais simples dos exemplos: pais que não impõem ao seu filho, limites aos horários de dormir, estão contribuindo para que ele tenha problemas de saúde, dificuldades de aprendizado na escola, etc. Trata-se de uma situação de risco que a criança, por si só, não sabe estabelecer um autocontrole. Cumpre observar, que socializada dessa forma, ela, já na próxima fase da sua vida, no caso a adolescência, terá dificuldade de se autorregrar quanto ao sono. E, na adolescência, quando caberia a ela ter autonomia quanto a esse controle, não o terá, pois não aprendeu com seus pais na infância.

A criança que recebeu a contenção adequada, se transforma em um adolescente que conhece suas competências e limitações e aprendeu a tomar conta de si mesma, sabe se proteger, conhece o que lhe serve e o que não lhe serve. Pelas necessidades próprias à idade, pode ousar em muitas circunstâncias, mas consegue garantir sua integridade.

O filho que não foi suficientemente contido pelos pais, costuma desconhecer suas próprias limitações, físicas e psíquicas e tende a se colocar em situações de risco. É uma criança que vive perigosamente, sem recursos internos para distinguir entre o que lhe faz bem e o que lhe faz mal e, exatamente dessa forma, ingressa na adolescência, transformando-se em uma pessoa que é um perigo para si mesma.