Primeiro sintoma da fase de incompetência é o estresse

por Roberto Shinyashiki

Durante o crescimento, todas as pessoas chegam a um estágio em que se tornam incompetentes. É o caso, por exemplo, do gerente que, promovido a diretor, não consegue criar um bom projeto para a empresa; ou do ótimo vendedor que, promovido a gerente de vendas, fracassa no novo cargo; ou do pequeno empresário que naufraga ao abrir filiais.

Continua após publicidade

Esse processo não acontece apenas na vida das pessoas, mas também na vida das empresas que desenvolvem projetos para os quais não estão capacitadas. Por exemplo: uma empresa faz seu planejamento estratégico e percebe que, para crescer, é importante abrir uma filial em outro país. Abre a nova filial, mas os resultados ficam aquém do esperado. Uma microempresa começa a se tornar grande, porém não cria a base administrativa necessária para crescer.

De repente, o paraíso das comemorações se transforma no inferno das derrotas. As coisas param de funcionar e começam os conflitos. Você está atravessando a fronteira da incompetência! Suas vitórias o conduziram a um lugar onde você não sabe exatamente o que fazer. Você foi o campeão da segunda divisão, mas agora que está na primeira descobre que é incompetente. E, caso não se cuide, logo será rebaixado.

O problema vem quando você não percebe que entrou no seu estágio de incompetência. O campeonato é outro, há novas equipes no campo, o regulamento mudou, mas você continua agindo do mesmo jeito, não evolui, não aceita que precisa aprender mais. Quando isso acontece, é preciso tomar cuidado para não cair de vez.

Há pessoas que ficam tão assustadas em encarar a própria incompetência – mesmo que temporária – que preferem viver a vida apenas onde se sentem competentes. Não têm capacidade para ampliar seu nível de competência e desbravar novos horizontes. São vendedores que sentem medo de uma promoção a gerente; são jornalistas que nunca querem um cargo de direção; são engenheiros que não ousam ter o próprio negócio.

Continua após publicidade

Não é difícil saber quando alguém está entrando em sua zona de incompetência. O primeiro sintoma é o estresse. Quando se pergunta a uma pessoa nessa situação por que ela anda estressada, a resposta infalível é: "Estou trabalhando demais". Mas trabalho não causa estresse! Trabalho causa cansaço. Se você descansa durante todo o fim de semana e continua estressado, atenção: você pode ter entrado na sua zona de incompetência. Nesse caso, analise a situação, busque ajuda, estude e procure se capacitar para o novo desafio.

Como atravessar o estágio da incompetência:

– Tome consciência de que entrou em uma situação para a qual não está preparado.
– Conscientize-se do desafio natural que representa enfrentar algo novo.
– Procure orientação com quem conhece o assunto.
– E aceite essa orientação para melhorar a sua competência.
– Saber ampliar as próprias capacidades é o melhor requisito para viver uma vida plena. Pensando assim, você estará mais bem preparado para vencer a assustadora hora da incompetência.

Continua após publicidade