DESTAQUES

Pediatria: sujeira durante brincadeira pode ser benéfica à saúde

Redação Vya Estelar 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Mas é preciso fazer higiene adequada após brincadeiras

Da Redação

Alguns pais não suportam observar as crianças brincando na areia, descalças, levando objetos que caíram no chão à boca, enfim, temem que a sujeira possa gerar uma série de doenças. Pesquisas, porém, colocam em cheque esses temores.

Segundo a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, o contato com alguns micro-organismos é importante porque ensina o sistema imunológico dos pequenos, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente.

"É dessa forma que o organismo cria anticorpos e melhora a sua resistência para quando tiver de enfrentar uma infecção mais complexa. Além disso, o organismo tem capacidade para lidar com germes, bactérias e micro-organismos presentes no meio ambiente. Não devemos subestimá-lo", esclarece a especialista.

Teoria da higiene

Apresentada pelo médico inglês David Strachan, em 1989, a Teoria da Higiene também sugere a hipótese de que crianças que vivem em ambientes extremamente limpos e estéreis são mais propensas a desenvolver doenças, como as alergias, por exemplo.

De acordo com a pediatra, no momento do nascimento, o bebê conta principalmente com os anticorpos que recebeu de sua mãe durante a gestação. "Com o passar dos meses, ele progressivamente perde esses anticorpos, e por volta do nono mês de vida já não pode contar com essa proteção", ressalta.

Por outro lado, progressivamente o bebê começa a ter contato com os diferentes agentes infecciosos presentes no meio ambiente e passa a formar seus próprios anticorpos. Os pais devem saber que neste período as crianças podem desenvolver infecções recorrentes, principalmente as viroses que comprometem o sistema respiratório. Com o amadurecimento das diversas funções do sistema imunológico, essas infecções ficam menos frequentes.

Mas será que existe uma forma de fortalecer a imunidade das crianças?

Além do leite materno, uma alimentação saudável é essencial para prover as necessidades de ferro, vitaminas e oligoelementos que são necessários para o bom funcionamento do sistema imunológico. As vacinas também propiciam a imunidade para diversos agentes infecciosos sem os riscos da doença e devem ser administradas nas idades recomendadas.

Por outro lado, o desenvolvimento natural e progressivo do sistema imunológico faz com que paulatinamente as crianças fiquem mais resistentes às infecções. O importante, segundo os pediatras, é criar condições para que esse desenvolvimento aconteça. Por isso, as crianças devem ter contato com a natureza desde que aprendam a importância de se lavar as mãos após essas atividades, antes de comer, após usar o banheiro, quando chegar em casa.




Redação Vya Estelar

Ângelo Medina é editor-chefe do portal Vya Estelar. É jornalista e ghost writer. Com 30 anos de experiência, iniciou sua carreira na cobertura das eleições à Prefeitura de São Paulo em 1988 (Jornal da Cultura). Trabalhou no Caderno 2 - O Estado de São Paulo, Revista Quatro Rodas (Abril). Colaborou em diversas publicações e foi assessor de imprensa no setor público e privado. Concebeu o site Vya Estelar em 1999. É formado em Comunicação Social pela UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.