Ele é comprometido, mas diz que vai largar a outra

por Anette Lewin

"Moro nos EUA, conheci um homem que está casado com uma mulher mais nova para dar-lhe os papeis legais daqui, como troca de favor. Ele diz que me quer e que irá larga-lá assim que tudo se cumprir. Está chegando a hora, ele esta mais atencioso com ela, mais companheiro, deixa de ficar comigo. Quando ele atende a qualquer chamado dela, por mais bobo que seja, me sinto muito insegura."

Continua após publicidade

Resposta: Você está envolvida com uma pessoa que te diz usar alguém para conseguir os papéis americanos. E é claro que por tratar-se de algo planejado, agora às vésperas de conseguir o que quer, ele não irá tratá-la com indiferença, pois corre o risco de morrer na praia, não é? Com certeza trata-se de uma relação de risco, ou seja, você também pode ser usada, enganada e abandonada. O caráter de uma pessoa normalmente não se modifica magicamente. Então, a escolha é sua. Se você está disposta a correr este risco e todas as consequências, espere por ele. Se, porém, não é esse o tipo de companheiro que você quer, pense bem. Seu amor, sua paixão ou seu carinho não são suficientes para mudar a essência de ninguém. É preciso que a pessoa queira realmente mudar.

Existe homem fiel?
O que me aconselharia, tenho 28 anos sou casada há sete anos, mas qual é a receita para que o homem seja sempre fiel.

Resposta: Existem homens fiéis e infiéis, mas nem sempre a infidelidade masculina está diretamente relacionada com o comportamento de sua parceira. Em termos de relacionamento, ninguém pode controlar o outro o tempo todo e não vale a pena sofrer ou desperdiçar energia com tentativas desse tipo. Não existe uma fórmula para evitar a traição, mas é claro que quanto melhor a qualidade das trocas afetivas do casal, menor se torna esse risco. E para se atingir essa qualidade, é mais importante viver bons momentos com o parceiro, do que tentar impedi-lo de olhar para o lado.

Traí meu marido e agora virei 'a outra'
Tenho um parceiro há seis meses, ele tem uma namorada há seis anos. Porém, quando fiquei com ele, não sabia da existência da outra. Isto não teve importância, pois eu era casada. Agora estou separada e praticamente não sei o que sou nesta relação.

Continua após publicidade

Resposta: Você quer saber quem você é nessa relação, mas se esquece de pensar no que você quer de uma relação. Quer sexo, mas julga-se incompetente. Será que você não está dando muita importância ao seu parceiro e se esquecendo de você mesma? Você diz que gosta dele. Mas será que você gosta de você mesma? Uma relação não pode se basear só em sexo. Para durar, tem que ter cumplicidade, companheirismo. As relações se transformam, e a gente tem que estar ligada e perceber os sinais que o outro vai dando, para dar nossos sinais. Ninguém é obrigado a ficar com ninguém para sempre. Se a relação não te satisfaz pela falta de diálogo e de sexo, está na hora de repensar.

ATENÇÃO!
As respostas dos profissionais desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia ou psiquiatria e não se caracterizam em hipótese alguma como sendo um atendimento