Não suporto a minha profissão, mas não posso mudar. O que faço?

por Roberto Santos

"Tenho 45 anos, sou professora de crianças. Porém, detesto o que faço, errei em minha profissão a ponto de nem poder ouvir falar. No entanto, não posso sair deste emprego, mas não consigo mudar também. Como lidar com esta situação de descontentamento e insatisfação?"

Continua após publicidade

Resposta: Recomendo a você ler um artigo que escrevi há algum tempo na coluna Gestão Pessoal do Vya Estelar sobre "Encruzilhadas de Carreira" clique aqui.

Nele, abordo, entre outros temas, sobre situações semelhantes à sua, muito comuns infelizmente, em que se descobre ou se decide fazer algo sobre a carreira, depois de muito descontentamento e insatisfação, como você menciona. A carreira que você abraçou no passado é uma das mais belas e importantes para nossa sociedade, mas também uma das profissões de maior responsabilidade — ainda que lamentavelmente não tenha o reconhecimento financeiro proporcional.

A formação educacional e do caráter de uma criança, primariamente da família, é complementada diariamente na escola. Ela pode determinar, em grande parte, a qualidade dos cidadãos que vão conviver e liderar nossa sociedade. Por esse motivo, há que se ter professores de motivação muito altruísta, além de muita dedicação e perseverança, para lidar com as adversidades e desafios do dia a dia.

Afirmar: "Não posso sair deste emprego" é um mito

Continua após publicidade

Quando você sente que não tem, ou deixou de ter, ou pior, que detesta o que faz, tem que parar de fazê-lo o mais urgentemente possível — para o seu bem e, principalmente, para as crianças a quem leciona, pois elas devem estar sofrendo em algum nível o reflexo de sua insatisfação. Existe um mito sobre "não posso sair deste emprego" — existem situações mais fáceis e mais difíceis, mas levar situações como a sua por mais 5 ou 10 ou 15 anos só irá aprofundar os danos para ambas as partes.

Vocação é um chamado

Vocação vem do latim, "vocare" ou chamado. Em algum momento de sua vida, algo dentro de você a "chamou" para seguir a carreira de professora. Se você ouviu mal na época, se aquela voz calou dentro de você, você deve procurar se ouvir atentamente de novo, para saber qual é o novo chamado e buscar uma transição gradual para essa direção.

Continua após publicidade

Se for uma atividade administrativa solitária em que você não tenha contato com nenhuma criança, procure uma oportunidade na própria escola. Se é outra atividade totalmente diferente, procure cursos noturnos para se preparar e confirmar se é isso mesmo que quer, e assim por diante.

A inação é a única atitude que não resolverá sua insatisfação. A tendência em casos semelhantes é apenas de piorar, e mais sério ainda, afetando inúmeros seres inocentes, "vítimas sutis" de sua frustração. Pense nisso, por favor.