Após quatro assaltos me tornei insegura e melancólica

por Rosemeire Zago

Resposta: Isso aconteceu há quanto tempo e quais os intervalos entre um e outro? Seria importante saber o que aconteceu, como você se sentiu. Independente dos detalhes, o importante é como isso ficou registrado dentro de você, entende? Você tem recordações recorrentes do evento? Ou sonhos aflitivos recorrentes onde o evento é revivido?

Continua após publicidade

O assalto significa uma violência, ou seja, você passou por um choque violento, um trauma, que em grego significa ‘ferida’ ou ‘laceração’. E pode provocar distúrbios tanto somáticos como psíquicos. Você foi ferida e essa ferida precisa ser cuidada com muito carinho para que deixe de sangrar, entende?

Você teve oportunidade de falar sobre o assunto conforme foram ocorrendo com alguém que a apoiasse e a acolhesse ou reprimiu tudo que sentia? Mas você mesma pode explorar tudo isso, seja conversando com alguém que confia, escrevendo, ou o mais indicado, procurar um psicólogo.

O importante é procurar diluir essa energia que ficou reprimida, e o mais indicado para isso é explorar ao máximo, para depois sim, buscar deixar onde é seu lugar: no passado.

É importante que você busque ajuda profissional para se prevenir de um estresse pós-traumático, que podem apresentar vários sintomas com duração de 3 até 12 meses em média.

Continua após publicidade

Pela minha insegurança, acho que interpreto como crítica o que as pessoas me dizem
 
Resposta: Você, como a maioria das pessoas, supervaloriza a opinião de quem quer que seja. Qualquer comentário se torna uma enorme crítica da qual deve lhe trazer muito sofrimento. Creio que você deve buscar constantemente o reconhecimento, aprovação, tentando agradar a todos, certo? Essas são características de quem não tem consciência de seu próprio valor, ou seja, está com auto-estima baixa. O mais indicado é você fazer uma psicoterapia com um profissional qualificado para entender a origem de sua insegurança.

Conforme você for entendendo os motivos de sua insegurança pelo processo de autoconhecimento que a psicoterapia proporciona, com certeza muita coisa mudará em sua vida. Mas você pode começar se observando, se valorizando mais, escrevendo sobre seus sentimentos e procurando entender um pouco mais o que lhe causa insegurança, os motivos pelo qual você não confia em si mesma e ir percebendo cada vez mais seu valor.

Sou extremamente complexada com meu nariz e me sinto inferiorizada

Continua após publicidade

Resposta: Uma das queixas mais comuns das pessoas são os conflitos causados pelo sentimento de inferioridade. A denominação complexo de inferioridade foi criada por Alfred Adler (1870-1937), médico psiquiatra, para designar sentimentos de insuficiência e até incapacidade de resolver os problemas, o que faz com que a pessoa se sinta um fracasso em todos, ou em alguns aspectos de sua vida. É o que hoje chamamos de baixa auto-estima, que é quando não se tem consciência de seu valor pessoal.

No seu caso, parece que você valoriza mais os aspectos externos, físicos, do que o seu interior, o qual deveria ter muito mais valor. Você se diz se sentir complexada pelo seu nariz e isso talvez lhe traga muitos conflitos. Você deixa de sair, namorar, viver, em função disso? Já que seu nariz lhe incomoda tanto, você já pensou em fazer uma cirurgia reparadora? Já consultou um profissional especializado para saber se é indicada no seu caso? Mas independente de você fazer ou não uma cirurgia, procure se olhar de maneira diferente, e não apenas para seu nariz.

Creio que quando você se olha no espelho a única parte de todo seu rosto que você presta mais atenção é o nariz, estou certa? Porém, há tantas outras partes para serem olhadas e valorizadas. Você já reparou em seus olhos, em seu próprio olhar, o que ele expressa? E seu sorriso? Por que não valorizar muito mais outros aspectos, ainda que físicos, mas procure principalmente, valorizar a pessoa que você é, que com certeza seu nariz se tornará apenas um detalhe. Se assim você desejar, é claro!