Casamento se baseia em trocas reais e não em trocas românticas

por Anette Lewin

"Tenho 20 anos de casada, estou muito insegura na minha relação, o que posso fazer para melhorar isso?"

Continua após publicidade

Resposta: A melhor forma de se trabalhar autoestima, que é o que nos dá segurança, é entendendo que antes de mais nada devemos evitar tentar transformar o outro num receptáculo de nossas fantasias, pois cada um é de um jeito e o casamento não nos dá tudo o que precisamos. É seguro aquele que percebe que na relação as coisas se transformam sem que isso signifique que o amor está acabando.

Aquele que aceita as oscilações da relação como algo natural e não como um sinal de perigo; aquele que desenvolve sua sensibilidade para perceber quando é hora de falar e quando é hora de calar; aquele que entende que um casamento se baseia em trocas reais e não em trocas românticas.

No seu caso, após 20 anos de casamento, talvez valha a pena fazer uma revisão de tudo o que foi vivido em conjunto e tentar entender se os itens acima mencionados foram respeitados ou não; se vocês construiram juntos algo que ainda está de pé; se existem ainda afetos e projetos para serem trabalhados em conjunto e, principalmente, se você ainda quer essa relação. Porque se, para se sentir segura, você acredita que precisa saber o que vai na cabeça dele, esqueça. Tente adquirir essa segurança através da sua cabeça, do seu desejo e do seu comportamento, porque são os únicos que você pode controlar e modificar.