E quando ambos ficam inseguros no casamento? O que fazer?

por Anette Lewin

"Estamos inseguros um com o outro no casamento. No caso do meu esposo, ele está com ciúme de eu conhecer novas pessoas na academia e eu tenho ciúme dele com os amigos, pois eles são muito pra frente. Isso tudo tem afastado a gente um pouco. Quando começamos a discutir, a gente para de falar sempre quando um de nós toca no assunto de estar infeliz com o casamento e depois ficamos em silêncio e afastados. Só pra constar, estamos casados há quase 3 anos e temos uma filhinha de 1 ano e 4 meses."

Continua após publicidade

Resposta: O casamento, como qualquer contrato feito entre pessoas, tem que ser renegociado depois de algum tempo.

O que ocorre com vocês pode envolver inseguranças e crises de ciúmes, mas esbarra principalmente no direito de liberdade de cada um.

Envolver-se com atividades pessoais pode não ser um problema no inicio do casamento. Afinal, o casal tem, espontaneamente, vontade de estar lado a lado em seu tempo livre; faz planos junto; empenha-se em arrumar a casa; planeja viagens, enfim coisas para fazer a dois é o que não falta nessa fase…

Na etapa do casamento em que vocês estão, filha pequena, casa montada, algumas limitações para viagens, é claro que o que mais falta é tempo para relaxar. Cada um de vocês briga pelo seu tempo pessoal de lazer e nessa briga não adianta ficar colocando a culpa no outro, muito menos dizer que está infeliz no casamento. O espaço pessoal dentro do casamento tem que ser negociado! De preferência, em momentos neutros e não no meio de uma discussão.

Continua após publicidade

Dias de lazer individual

Se você gosta de ir à academia e seu marido gosta de ficar com os amigos, é importante que vocês estabeleçam "dias de lazer" para cada um. E, que haja um respeito pelo que foi combinado. Mesmo que você não suporte os amigos de seu marido, tem que aprender a respeitar as escolhas dele. Se você não gosta de participar das reuniões dos amigos em sua casa, simplesmente não participe! Vá fazer suas coisas e deixe que eles se divirtam entre eles. Por outro lado, quando você for à academia e conhecer gente nova, evite chegar em casa contando euforicamente quanta gente bacana você conheceu, se esse tema provoca ciúme nele. Guarde seus momentos de academia para você e tente dividir com ele situações que ele aceita melhor.

Em suma, é possivel, dentro de um casamento, abrir um espaço para atividades individuais sem machucar o outro ou deixá-lo ansioso. É só combinar as coisas direito, não exagerar na dose e usar a sensibilidade para não passar a ideia que você está "infeliz no casamento e muito feliz na academia".

Continua após publicidade

Regra básica de qualquer relação amorosa

É uma regra básica de qualquer relacionamento ressaltar os momentos a dois e não contar histórias maravilhosas sobre atividades das quais o parceiro não participa. Ninguém gosta de sentir que a festa do vizinho é melhor do que a sua.