Interpretar sonhos é a forma mais eficaz de se autoconhecer

por Rosemeire Zago

Não podemos falar de autoconhecimento sem referência a interpretação dos sonhos, o reencontro com a criança interior, a imaginação ativa, e ainda, a simbologia dos sintomas e doenças em nossa vida. Tudo isso é uma fonte inesgotável para nos conhecermos um pouco mais a cada dia. Requer, sim, muito trabalho, mas com certeza a recompensa que nos é oferecida em saúde mental e física é inigualável.

Continua após publicidade

Sonhos

Significa uma mensagem do inconsciente, um grito de alerta de nossa mente para que prestemos mais atenção a áreas que estão sendo descuidadas. Os sonhos são os maiores recursos que temos de autoconhecimento, criatividade, solução de problemas, crescimento pessoal e mensagens secretas para se obter o equilíbrio emocional. O aspecto inconsciente de um acontecimento nos é revelado através de sonhos, onde se manifesta não como um pensamento racional, mas com uma imagem simbólica. O sonho é uma experiência pessoal do sonhador e o melhor intérprete é sempre o próprio sonhador.

Criança interior

Jung definiu a imagem da criança como um símbolo de totalidade na psique. É a parte genuína que perdemos quando adultos. É tudo o que foi abandonado e ao mesmo tempo, é divinamente poderosa. O resgate da criança interior é o elemento mais importante do trabalho terapêutico, pois oferece a esperança que todos nós ansiamos. Ouvir essa criança é essencial ao processo de tornar-se único. A necessidade de encontrar a criança interior faz parte da jornada de todo ser humano que se encaminha na direção do autoconhecimento e de sua totalidade. Poucos de nós tivemos uma infância com compreensão total, com isso, muitos têm uma criança interna traumatizada e ferida.

Continua após publicidade

Mas você pode curá-la e salvá-la. A cura e o resgate da criança interior é a tarefa de cada um de nós. Enquanto a criança interior não for realmente vivida, enquanto não se tornar uma realidade para a pessoa, será uma criança abandonada. A cura e o resgate da criança interior é a tarefa de cada um de nós. Enquanto a criança interior não for realmente vivida, enquanto não se tornar uma realidade para a pessoa, será uma criança abandonada. A necessidade de encontrar a criança interior faz parte da jornada de todo ser humano que se encaminha na direção do autoconhecimento e de sua totalidade. Ouvir essa criança é essencial ao processo de tornar-se único.

Imaginação ativa

Método de introspecção desenvolvido por Jung e que consiste na observação do fluxo das imagens interiores, sendo obtidas mediante a concentração máxima do fundo da consciência. As imagens trabalhadas na imaginação ativa não são produtos de sonhos, mas sim de imagens vindas do inconsciente em estado de vigília. Através da técnica da imaginação ativa pode haver um reencontro com a imagem da criança, a qual possibilita a diminuição da dor emocional. A vantagem desse método é o de trazer à luz uma grande quantidade de conteúdos inconscientes.

Continua após publicidade

Sintomas e doenças

Podemos entender as doenças e seus sintomas também como mensagens do inconsciente. Quando existe a dor no corpo, pode ser que a pessoa tenha tido alguma dor emocional, apenas psíquica e não física, mas de alguma forma ou por algum mecanismo, ela a negou, e seu inconsciente simboliza de uma forma mais concreta para que seja reconhecida sua mensagem. Por exemplo, quando um adulto reage com um sintoma físico a uma sensação de abandono, ele estaria revivendo um padrão infantil de comportamento, como uma criança, a qual, por não ter uma linguagem verbal, responde psicossomaticamente com uma doença. Quando a pessoa tem dificuldade para simbolizar verbalmente a dor emocional, ela pode ser vivida corporalmente. Se há doença é porque houve a perda do equilíbrio interno e este manifesta no corpo como um sintoma que pode e deve ser compreendido.

O desconhecimento de nosso mundo interior nos conduz à incompreensão para com nós mesmos e também com os outros. A vida é um processo evolutivo e somos todos seres caminhantes nesse processo. Apenas pode faltar o despertar!!! Espero que estes artigos proporcionem uma maior reflexão e o despertem para a importância real do autoconhecimento como uma das mais poderosas ferramentas para alcançar a paz interior e a cura de todos as males.