Sinto-me feia e invejo mulheres bonitas. O que faço?

por Margareth dos Reis

"Também não me sinto sexy e não tenho interesse sexual. Tenho um relacionamento de quase dois anos e meu namorado sempre reclama que não o procuro, que não faço nada de diferente. Às vezes até tenho vontade de fazer algo diferente, mas travo e não consigo agir. Como saio disso?"

Continua após publicidade

Resposta: Ao que tudo indica o seu problema está na autoestima! Ou seja, o seu bem-estar depende do desenvolvimento de uma apreciação mais positiva de si mesma como um todo e não da aparência em si.

Conceito sobre a própria autoestima surge na infância

A autoestima é um conceito que começa a se desenvolver na infância, no convívio com os pais, e quanto mais se mostra comprometida na vida adulta, mais possível que a associação com experiências infantis traumáticas tenha ocorrido, como a separação prolongada de figuras parentais ou a presença de pais bastante críticos, descuido ou agressão emocional, física ou sexual por parte dos responsáveis. Isso tudo inviabiliza a construção infantil e/ou adolescente da autoestima e autoconfiança saudáveis.

Desafio para melhorar a autoestima: eu posso!

Continua após publicidade

O seu desafio é enxergar a vida com outros olhos! Aprender que você pode, tanto como as pessoas que inveja, ter uma história bem-sucedida do ponto de vista pessoal, amoroso, sexual e em qualquer campo que desejar atuar.

É provável que precise de ajuda especializada (psicoterapia sexual) para vencer as amarras (se bem que invisíveis) que te prenderam até aqui. Mas, uma vez liberta, você poderá se inovar e se reinventar, além de poder ver desabrochar uma mulher que pode ser sexy e seduzir. Basta entrar e participar do processo todo: início, meio e fim, e enfim, viver pra valer!