Kit antiobesidade para atravessar festas de final de ano

Da Redação

Mesmo quem teve disciplina o ano todo, com dieta balanceada e prática regular de atividade física, pode pôr a perder os esforços com as tentações de dezembro, que começam nas confraternizações, passam pelo Natal e encontram seu ápice na festa de Réveillon. Para dar uma forca às saudáveis de carteirinha, a nutricionista Daniela Guimarães e a professora de educação física Paula Carriço compilaram um kit de sobrevivência.

Continua após publicidade

Para começar, equilíbrio é palavra de ordem. "Nos dias que antecedem os eventos, marcados pelo excesso de ingestão de calorias, o ideal é manter a dieta balanceada", ensina Daniela. Ou seja: liberar geral é o arriscado passo para o ganho de peso. A especialista lembra que o consumo de álcool também deve ser moderado. "A cada grama de álcool ingerimos sete calorias, quase o dobro que consumimos em um grama de carboidrato", destaca.

Refeições de três em três horas é para qualquer época do ano

De qualquer forma, feitos os excessos, jejum no dia seguinte, uma semana de redução calórica ou com poucas refeições ao dia não é o melhor remédio. "O ideal é que as refeições sejam feitas de três em três horas sempre, isso não muda em nenhuma época do ano. Dieta para esta época do ano.

Ficar várias horas em jejum e pular refeições são atitudes que alteram o metabolismo, deixando-o mais lento e até ocasionando aumento de peso ou dificuldade para perda dos quilos extras", informa a nutricionista. Uma dieta leve e a ingestão abundante de líquidos colaboram para o ajuste do organismo.

Continua após publicidade

Mexa-se!

Entrar de cabeça no sedentarismo não é a melhor forma de passar o Réveillon. Paula Carriço é enfática: "É fundamental manter a prática de exercícios aeróbicos como corrida, caminhada, passeios de bicicleta ou patins. É importante também não esquecer dos alongamentos que não necessitam de uso de equipamentos".

Atividade física para final de ano

Continua após publicidade

Periodicidade: 3 a 4 dias por semana, com intervalo de um a dois dias

– Alongamento leve e rápido de toda a musculatura – saiba como fazê-los – clique aqui

– Trinta minutos de caminhada em velocidade moderada.

– Duas séries de abdominais, com 12 a 15 repetições. Adominais que funcionam – clique aqui

– Alongamento com maior foco nos membros inferiores em função da caminhada.