Cinco razões que levam o jovem a abandonar o esporte

por Renato Miranda

É difícil encontrar alguém que não admita a importância do esporte para a vida de crianças e jovens.

Continua após publicidade

Os benefícios biológicos, sociológicos e psicológicos que o esporte pode oferecer às pessoas são consagrados pela ciência e de tempos em tempos descobre-se um ou outro aspecto positivo ainda não estudado. Portanto, seja na prevenção de doenças, melhoria do condicionamento físico, percepção de bem-estar, imagem corporal positiva ou no relacionamento social e harmonia interpessoal, o esporte é um estimulante agente da melhoria da qualidade de vida das pessoas.

No entanto, não são poucos os jovens que mesmo em tenra idade abandonam a prática de esportes. Considerando o que muitos estudiosos elencam como principais motivos, proponho estratégias para a correção ou “imunização” dos mesmos para que nossa juventude permaneça no esporte e faça com que sua prática seja uma tradição por toda vida, como fator primordial para uma vida melhor.

Motivos que levam o jovem a abandonar o esporte
        
1º) Conflitos de interesse em relação aos estudos, rotina familiar e relações sociais

Se nos dias atuais tanto a escola quanto a rotina familiar para os estudos são cada vez mais exigentes para o desempenho, e as relações pessoais são cada vez mais intensas até mesmo no meio virtual, é compreensível que o esporte passe muitas vezes a ser um estorvo para se cumprir uma rotina qualquer.

Continua após publicidade

Não obstante, é fundamental compreender que o esporte pode ser um agente auxiliar na melhoria para essas mesmas exigências relacionadas acima, pois ele favorece o desenvolvimento de habilidades psicológicas como a concentração e o controle da ansiedade como também promove saúde plena para que o jovem expresse melhor toda sua energia psicofísica em suas relações familiares e sociais. Por último, todo sacrifício da família em manter uma rotina favorável para a prática do esporte será recompensado pelo amadurecimento sadio e harmonioso do jovem.

2º) Falta de tempo para outras atividades

É outro motivo alegado para o abandono precoce de jovens da prática esportiva. Quanto mais o jovem se dedica ao esporte, naturalmente a maior exigência por desempenhos superiores ocorrerá, o que significa tempo maior de treinamentos e competições. Nesse sentido é preciso fazer o jovem compreender que a delimitação de atividades é a norma para aqueles que querem se dedicar ao esporte mais seriamente e assim as outras atividades consideradas secundárias tornam-se mais restritas.

Continua após publicidade

3º) Rotina de treinamento monótona

É um forte motivo que jovens alegam para o abandono do esporte. Já escrevemos que o que desanima as pessoas e prejudica a concentração não é a rotina, muito pelo contrário, uma boa rotina pode ser estimulante e favorece a concentração. O problema é a rotina de má qualidade. Essa gera ansiedade, desânimo e prejudica a concentração. Assim sendo, é preciso desde cedo observar se a rotina dos jovens envolvidos com o esporte é de qualidade, estimulante e diversificada, a fim de providenciar motivação e manter interesse constante. Para isso a infraestrutura e recursos humanos de qualidade são pré-requisitos indispensáveis.

 4º) Falta de sucesso e baixa percepção de habilidades

Se com determinado tempo de prática esportiva o jovem percebe que não tem avanços significativos em relação aos outros colegas e com seu próprio rendimento, ele fatalmente abandonará o esporte. Por isso, quando ele escolheu uma determinada modalidade esportiva para treinar mais seriamente, deve ser estimulado frequentemente a melhorar suas habilidades e perceber avanços contínuos. Para tanto, oferecer possibilidades de prática esportiva na tenra idade é importante para que a pessoa tenha melhor consciência para qual esporte é mais apta. Perceber que é possível praticar algo em bom nível é estimulante e favorece novas descobertas de desempenho.

5º) Pouca participação em competições

Esse é um agente desmotivador muito intenso. Jovens gostam de serem testados, desafiados e ao mesmo tempo através da competição aumenta-se o convívio social e a possibilidade de conhecer outros lugares, realidades distintas e novas perspectivas frente ao desempenho e à própria vida.

Competições de qualidade que promovam segurança, conforto, relações sociais positivas, desafios edificantes e aprendizado tendem a trazer como benefício motivação e alegria aos jovens.

Por fim, sempre é bom lembrar que insistir em uma atividade qualquer na vida (e o esporte é uma dessas importantes atividades), onde se deseja um bom desempenho, é preciso ter uma atitude básica voltada para o crescimento. E é na insistência que a consciência e dedicação são germinadas.