Tratamento naturopático para leucemia

por Gilberto Coutinho

A leucemia (do grego "leukos", branco e "haima", sangue) é uma doença sangüínea neoplásica grave, aguda ou crônica, que exige tratamento terapêutico especializado e precoce.

Continua após publicidade

Caracteriza-se por uma proliferação anormal e geralmente intensa de leucócitos (células sangüíneas nucleadas, esbranquiçadas e com forma arredondada; sinônimo: células brancas do sangue) e de células que têm sua origem na medula óssea (único órgão líquido do corpo, produz os constituintes do sangue a partir de uma única célula mãe – pluripotente – e se encontra dentro dos ossos do quadril, fêmur, úmero, esterno, crânio e costelas), às vezes, associada à proliferação de eritroblastos (células nucleadas da medula óssea que pela sua maturação se transformam em glóbulos vermelhos do sangue; sua presença na circulação sangüínea é anormal, pois se encontram em certas anemias e leucemias).

Tal afecção (doença) é acompanhada de alterações quantitativas e qualitativas dos leucócitos no sangue. De acordo com os tipos existentes de leucócitos, distinguem-se as várias formas com manifestações clínicas diferentes: leucemia mielóide (por mielócitos), leucemia linfocitária (por linfócitos), leucemia por monócitos, etc.

A leucemia pode também afetar as crianças e é mais freqüente na faixa etária pediátrica com idade inferior a 15 anos.
A leucemia linfóide crônica é uma afecção maligna do tecido linfóide. Essa doença é mais freqüentemente observada em pessoas acima de 60 anos de idade.

As queixas mais comuns derivam-se da supressão da hematopoiese normal (formação de elementos figurativos do sangue) causada pela proliferação de células leucêmicas (células que sofreram algum tipo de alteração genética ou mutação).

Continua após publicidade

Em geral, os sinais e sintomas são: palidez, fraqueza, cansaço, anorexia (falta de apetite), indisposição, fígado e baço aumentados (hepatoesplenomegalia). Febre e sudorese noturna podem ou não estar associadas a infecções (em 1/3 dos casos); o mesmo percentual pode ocorrer nas manifestações hemorrágicas em pele (petéquias – pequenas manchas hemorrágicas cutâneas puntiformes ou lenticulares, devido à ruptura dos capilares – e hematomas) e mucosa (nariz e gengiva).

Artralgia (dores articulares) e dor óssea são menos freqüentes nos adultos do que nas crianças e resultam da infiltração leucêmica. Manifestações neurológicas podem também ocorrer: confusão mental, cefaléia e comprometimento dos nervos cranianos.

Os dados do exame físico (sinais de anemia, infecções e manifestações hemorrágicas) refletem comumente os sintomas acima descritos e são oriundos da insuficiência de uma hematopoiese normal e da infiltração leucêmica que pode atingir todos os órgãos (na maioria das leucemias, as células leucêmicas caem na corrente sangüínea e podem alojar-se em vários órgãos, como fígado, baço e demais tecidos do corpo).

Continua após publicidade

O diagnóstico laboratorial definitivo é feito pelo exame de sangue (hemograma), mielograma (exame de células da medula óssea que permite a análise do estado hematopoiético do organismo) e esfregaços da medula óssea (a punção aspirada da medula óssea é fundamental para o correto diagnóstico e revela comumente hipercelularidade com redução acentuada de gordura e de células hematopoiéticas normais).

O exame de sangue detecta anemia (em 80% dos casos), neutropenia (diminuição do número de granulócitos neutrófilos circulantes, ou glóbulos brancos, abaixo de 1.500 por mm³) e plaquetopenia (usualmente menor que 100.000/mm³ e, em metade dos casos, é menor que 50.000/mm³). O número de leucócitos é extremamente variável; em 30 % dos casos, a contagem é inferior a 5.000/mm³.

O tratamento da leucemia deve objetivar a eliminação do clone leucêmico com o restabelecimento da saúde integral do paciente. A terapêutica inclui medidas de suporte, quimioterapia sistêmica e profilaxia do comprometimento do sistema nervoso central.
O tratamento da leucemia com quimioterapia e associado aos recursos da terapia naturopática e ortomolecular pode alcançar resultados efetivos e bem superiores, inclusive auxiliar na desintoxicação do organismo e neutralizar os efeitos quimioterápicos colaterais.

O transplante de medula óssea – alogênico (o doador é uma outra pessoa; em geral, um irmão), singênico (o doador é irmão gêmeo univitelino, idêntico) ou autólogo (quando o paciente é o próprio doador) – é indicado a pacientes reincidentes.

Inúmeros produtos alimentícios industrializados são capazes de provocar alterações das células sangüíneas. O açúcar branco, por exemplo, consumido em excesso e regularmente, pode dificultar a absorção e ocasionar a perda constante de sais minerais e micro-minerais importantes ao bom funcionamento do organismo, como selênio orgânico, zinco, cromo, magnésio e muitos outros. Tal deficiência mineral ou carência crônica de oligoelementos, associada à acidificação provocada pelo uso dietético excessivo e constante de açúcar (ácido láctico e carbônico etc), favorece muito o aumento de radicais livres no organismo que, por sua vez, enfraquecem e alteram as células sangüíneas precursoras.

Outras substâncias e agentes capazes de provocar leucemia: aditivos alimentares sintéticos (corantes, aromatizantes etc), irradiação ionizante (exposição atômica), sacarina, ciclamato, dietiletilbestrol (hormônio feminino sintético utilizado no tratamento da insuficiência ovariana, amenorréia, distúrbios da menopausa e câncer da próstata, aplicado ao gado bovino para aumentar seu peso; presente também na carne das aves e nos ovos de granja), benzeno (utilizado na indústria de couro), sulfito de sódio (utilizado para deixar as carnes e os embutidos com aspecto mais avermelhados), nitrato de potássio, óleos refinados, benzopireno (substância cancerígena presente nas gorduras escuras das frituras, na carne de hambúrgueres industrializados etc.) e diversas outras substâncias.

Terapêutica naturopática e ortomolecular

O uso desses remédios botânicos e suplementos devem ser feitos sob orientação e monitoração terapêutica. Para os casos pediátricos, a posologia deve ser sempre ajustada.

– Remédios botânicos: Tabebuia heptaphylla (Pau-d'Arco, apresenta propriedades antineoplásicas e imunoestimuladoras); Uncaria tomentosa (Unha-de-gato, imunoestimulador, empregado no tratamento contra o câncer e como terapia adjuvante para reduzir os efeitos colaterais da radioterapia e quimioterapia); Glycyrrhiza glabra (Alcaçuz, imunoestimulador, auxilia na desintoxicação orgânica e reduz os efeitos colaterais da quimioterapia); Echinacea purpurea (Equinácea, imunoestimulador); Hydratis canadensis (Hidraste, imunoestimulador), Silybum marianum (Cardo-Mariano, contém algumas das mais potentes substâncias protetoras e restauradoras do fígado, a silimarina), Aloe vera (Babosa), Chlorella regularis (Clorela) e Allium sativum (Extrato seco de alho).

– Suplementos nutricionais: Cogumelo reishi (Ganoderma lucidium karst, anticancerígeno, indicado nas doenças hematológicas; desde tempos remotos, é utilizado pela "Medicina Tradicional Indiana Ayurveda" para auxiliar no restabelecimento do equilíbrio do organismo enfermo e também conhecido pela "Medicina Tradicional Chinesa" como "Lei-ci", "cogumelo espiritual ou divino"); Sementes douradas de linho (Linum usitatissimum) e Cartilagem de tubarão (apresenta propriedades contra o câncer).

– Complexo Polivitamínico, Polimeneral & Enzimático: Ácido fólico (Vitamina B9, sua deficiência encontra-se presente na leucemia e pode ocasionar alterações na síntese do DNA, na morfologia das células sangüíneas e epiteliais; fadiga; anemia megaloblástica; as melhores fontes alimentares são: fígado, leguminosas, espinafre, aspargos, brócolis, alface, repolho, gérmen de trigo, laranja, banana, carne, batata, pão integral, leite e ovos); Bioflavonóides; Coenzima Q10; Licopeno; Magnésio; Selênio; Superóxido dismutase (SOD): enzima antioxidante, empregada pelo organismo para neutralizar a cadeia de formação de radicais livres; Beta-caroteno; Vitamina C; Vitamina D; Vitamina E; Zinco; Protease; Lípase; Amilase; Lactase; Bromelaína e Papaína.

– Dietoterapia: Entre os fatores que mais influem na saúde integral, os hábitos alimentares são os principais. Adotar uma alimentação saudável, bem balanceada e de natureza pura (livre de aditivos alimentares sintéticos, todos são potencialmente tóxicos), que privilegie os vegetais, as frutas e as fibras dietéticas. Evitar o excesso de carboidratos refinados (açúcares e amidos). Carnes de frango e de boi (sempre magra) podem ser consumidas, desde que sejam utilizadas com moderação. A carne de peixe é considerada mais saudável, principalmente a de peixes de água gelada (salmão, arenque, cavalinha e truta), pois é rica em gordura poliinsaturada, considerada saudável. A exceção é a carne de porco e seus derivados, que devem ser evitados. Evitar frituras e gorduras saturadas (terrivelmente prejudiciais à saúde). Bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de drogas devem ser completamente evitados.