Como me libertar do controle da minha mãe?

por Blenda de Oliveira

"Estou passando por uns problemas com minha mãe. Ela quer que eu faça as coisas da maneira dela, caso contrário, ela fica brava. Nos últimos anos sinto que não tenho vida: trabalho de dia, estudo de noite; finais de semana tenho que cuidar dos irmãos pequenos, limpar a casa, não tenho tempo nem para o meu namorado, sendo que nem dormir na casa dele eu posso. Ela anda diferente comigo, não posso opinar em nada, que ela começa a falar que eu estou diferente. Ela não entende que eu cresci e hoje tenho 21 anos. Eu só queria uma solução para isso."

Continua após publicidade

Resposta: Mudar essa situação requer coragem e paciência para persistir nas atitudes que devem favorecer sua independência emocional.

Parece que sua mãe, por razões dela, tomou você como posse dela. Exige exclusividade é uma espécie de incondicionalidade de amor. Precisa ser e fazer tudo como ela quer. Fora disso ela se fecha, embravece e se distancia de você, recusando amor e proximidade.

Essa maneira de agir causa em você medo e, ao mesmo tempo, irritação por perceber os meios de controle que ela tem usado com você.

Se quiser sair da posição de Gata Borralheira, terá que ir, aos poucos, enfrentando o controle materno e tolerando que haverá reação da parte dela, sempre que se recusar a seguir suas ordens.

Continua após publicidade

Infelizmente, pais podem sentir-se ameaçados com o crescimento dos filhos e toma os movimentos de independência como desamor e abandono.

Para muitos, principalmente aqueles que não criaram projetos próprios, os filhos ocupam um lugar de proteção e cuidado – para esses pais com dificuldades psíquicas. Ao invés de cuidarem deles, elegem e obrigam os filhos a permanecerem aprisionados na dependência emocional, acreditando que se não estiverem ao lado e obedecendo aos seus desejos, algo muito ruim acontecerá.

Independência e autonomia nunca fez mal a ninguém. É um direito, é legítimo. Cuide de iniciar seu movimento em busca de um lugar no mundo de mais independência. Verá que é possível cuidar da sua mãe e ter a sua vida. Nada de ruim acontecerá a ela.

Continua após publicidade

É preciso ter força e persistência para colocar os nãos e os limites na relação com sua mãe, tolerando que da parte dela pode vir raiva, irritação e até um certo desprezo. Faz parte.