Para ser bem-sucedido no swing é preciso respeitar seus limites e o do parceiro

por Arlete Gavranic

Este é o segundo artigo de uma série sobre formas de relacionamentos, pelo menos na teoria bem atraentes, mas que podem gerar conflitos quando postas em prática. Para ler o primeiro artigo da série clique aqui.

Continua após publicidade

Swing: para quem tem ou está com alguém

Incrementar o erotismo na relação é uma busca de muitos casais e uma dessas possibilidades é o swing.

Swing, troca de casais, ou atualmente, balada sensual… Não importa, para muitos casais essa prática ainda é um tabu devido à formação moral/religiosa ou ao "contrato" de fidelidade.

Em São Paulo e na maioria das capitais existem casas destinadas à prática onde o ambiente é de sedução explicita e com sexo ao vivo. Você pode manifestar seu desejo por outra pessoa sem receber crítica; embora possa receber um “não tô a fim”.

Continua após publicidade

Para muitos é excitante estar num ambiente onde possa se sentir desejado (a). Na fantasia essa ideia ajuda a promover um alto nível de excitabilidade em casais – casados ou namorados.

E aí entra uma questão fundamental: uma coisa é fantasiar, imaginar a cena e se excitar com o erotismo fruto da imaginação, outra coisa é trazer para a realidade essas fantasias e torná-las uma prática sexual.

O que buscam os casais numa casa de swing ou balada sensual?

Continua após publicidade

Todo mundo que vai numa casa de swing busca a troca de parceria?

Não é o que tenho conhecimento, muitos casais encaram o swing como fonte de erotismo e excitação, mas não encaram a troca, por dificuldade de um ou do casal e acabam usando o espaço da casa de swing como fonte de excitação, onde se masturbam ou transam entre eles naquele contexto. Ou seja, vão para as baladas sensuais só para aquecer a libido, como muitos dizem: “é sentir-se fazendo parte de um filme de sexo explicito”.

Outros estão em busca de quebrar a rotina ou a mesmice que tomou conta da relação, o que pode ajudar a trazer uma excitabilidade a mais. Alguns permitem viver a masturbação – troca de carícias com outro casal ou com um single – ou seja, homens sozinhos podem entrar, mas pagam mais caro. Mulheres também podem, mas ainda são em menor número. Daí pode acontecer o ménage com uma troca de carícias ou até, quem sabe, uma troca sexual efetiva.

Para outros casais que tiveram poucas experiências sexuais é a possibilidade de variar, experimentar/aprender /sentir com alguém diferente. Nessa “traição consentida”, há a ideia de que ambos possam se experimentar e até melhorar a performance sexual e a autoestima.

Há casais que buscam no swing uma satisfação sem impor limites

Uma prática frequente é encontrar homens que sentem prazer em assistir sua parceira transar com um homem ou uma mulher. Trata-se de uma relação de poder em relação à mulher: 'ela é minha e vai ficar comigo'; há o desejo excitante de vê-la em uma 'situação de traição', pois dá a essa mulher um caráter de ser experiente, ousada, sem vergonha ou safada. Para outros pode trazer uma excitação até de caráter bissexual, ou seja, a fantasia de um ménage com dois homens e uma mulher.

A maioria dos homens se excita em ver duas mulheres transando. Para muitos essa experiência homossexual traz um erotismo maior, pela delicadeza. O homem também tem o desejo de fazer parte dessa cena.

Mas será isso tudo sempre dá certo?

Aí vem uma questão importante, o problema não é o swing enquanto espaço ou proposta, é as pessoas estarem psicológica e emocionalmente preparadas para viverem essas múltiplas oportunidades.

Para muitas pessoas a ideia é que é difícil ter coragem de ir, mas para muitos casais ir ao swing é deliciosamente excitante, mas… viver a experiência ou presenciar a vivência da troca de parceria é que muitas vezes traz o conflito. Isso porque muitas pessoas – na maioria mulheres -, ainda topa ir ao swing para agradar o parceiro ou por receio que ele vá sozinho, e não por desejarem viver efetivamente essa experiência.

Para muitos ver o parceiro (a) trocando caricias e demonstrando tesão por outra pessoa traz conflitos, medos, sensação de rejeição e uma enorme queda na autoestima.

Por isso a orientação é que respeitem mais que o desejo do parceiro (a), mas também respeitem o seu próprio limite pessoal. Alguns casais vão juntos e tentam ver ate onde os dois conseguem chegar. Assim aproveitam do ambiente erotizado e da sensualidade despertada para incrementar suas fantasias. Mas forçar a barra e exigir que o parceiro aceite essa vivência, sem respeitar o seu limite, pode trazer grandes prejuízos à relação.

Se a busca é de erotização, ela deve ser realizada numa crescente de experiências que os dois deem conta de viver, senão haverá mais prejuízos e mágoas do que um ambiente de prazer.