Saiba lidar com a lipofobia: o medo de alimentos gordurosos

por Adriana Kachani

Batata frita tem gordura. Pizza tem gordura. Queijos têm gordura. Molho branco tem gordura. Maionese tem gordura. Carne vermelha tem gordura. Chocolate tem gordura. E agora????!!!!!

Continua após publicidade

Vivemos uma LIPOFOBIA. Lipo significa gordura. Fobia, significa medo. Os médicos aconselham evitá-la, a mídia divulga. Os educadores físicos orientam, as pessoas se desesperam. É muito difícil comer alguma coisa sem gordura!!!

Mas será que a gordura é tão perigosa assim? Quem não se preocupa com excesso de colesterol? De triglicérides? Não bastasse tudo isso, como novidade, temos agora as gorduras trans! Sabemos que as gorduras "entopem" veias e artérias, causam obesidade, distúrbios hormonais, esteatose hepática… a lista é infindável. Mas alguém já parou para pensar em todos os benefícios que a gordura traz para nosso organismo?

A gordura é tão importante quanto qualquer órgão do corpo humano. Conseguimos entender a importância do coração, dos pulmões mas…, e a gordura, para que serve? Ela protege nossos órgãos internos. Em especial, protege o útero das mulheres. Pesquisas recentes apontam que dietas pobres em gordura trazem infertilidade.

É que sem gordura não se menstrua, pois a gordura faz parte da estrutura de vários hormônios, entre eles, os femininos. Aliás, a amenorréia ou falta da menstruação é um dos primeiros indícios de desnutrição.

Continua após publicidade

A gordura forma, ainda, a bainha de mielina, responsável pela condução de nossos neurotransmissores, que por sua vez são responsáveis para que a mensagem de uma célula nervosa seja transmitida a outra. Se levarmos em consideração que o sistema nervoso central controla e coordena as funções corporais e permite que nosso corpo responda e aja sobre o meio ambiente, encontramos aí outro papel fundamental da gordura.

A gordura protege nosso corpo contra quedas, contra batidas. Ela nos aquece no inverno. É também uma "poupança" de energia, para aqueles momentos que nossos estoques de glicose estão baixos. Ela ajuda, ainda, a absorvermos certas vitaminas – A, D, E, K – uma vez que serve de transporte para elas.

Não bastasse isso, quem gosta de abraçar um corpo que seja somente "pele e osso"? A gordura é fundamental para dar aquele toque a mais que o brasileiro tanto gosta no visual de suas mulheres.

Continua após publicidade

Mas se ela é tão necessária, por que vivemos numa luta contra a gordura? Podemos – e devemos comer gordura. Ela está prevista na nossa dieta em todos os consensos de nutrição, seja da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN), seja da American Heart Association ou ainda da American Dietetic Association. Aliás, devemos consumir mais gordura do que proteína, vocês sabiam? A questão toda é qual tipo de gordura devemos consumir. O importante é evitar gorduras saturadas e trans. Para evitá-las é fundamental aprendermos a examinar tabelas nutricionais. O teor de gordura pode ser encontrado em todas as embalagens, é obrigatório por lei. Em locais que compramos alimentos não embalados – um doce, um pão e outros – é dever do local disponibilizar estas informações de alguma forma.

Mesmo alimentos cheios de gordura podem ser consumidos de vez em quando. O IMPORTANTE É TER BOM SENSO. Algumas pessoas chegam ao meu consultório se vangloriando de terem ido numa festa e não terem comido nada. Para sua surpresa, levam bronca. Fazer dieta não é ser um indivíduo anti-social, que não pode pertencer ao grupo, pois o nutricionista/ médico proíbem ir à pizzaria, tomar um sorvete ou comer o bolo da festa de aniversário do filho. Não somos sádicos. Queremos que nossos pacientes façam a dieta de forma indolor. Sabemos que comportamentos restritivos fazem com que o indivíduo se sinta excluído, com muita raiva da dieta. Assim, o fracasso é certo.

Doses homeopáticas funcionam muito bem. Comer certos alimentos proibidos – às vezes, em poucas quantidades – é normal e não faz mal a ninguém. O problema é quando isso vira rotina. Problema maior é quando a dieta vira uma obsessão. Só se fala nela, só se vive em função dela. O problema é a dieta dominar nossas vidas.

Algumas pessoas encontram na dieta a única forma de viver, não percebem o quão tirânica esta pode ser. O quão apavorante ela pode ser. Toda fobia deve ser tratada. Por que não a lipofobia?