DESTAQUES

“Ansiolítico”? Maconha só para dormir? Nem assim!

Danilo Baltieri 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Insônia: um dos possíveis sintomas da síndrome de abstinência

por Danilo Baltieri

"Sou usuário de maconha já faz uns 8 anos, atualmente só durmo se fumar. Todos os dias acordo às 6h30 para trabalhar e quando não fumo, não prego o olho e fico muito ansioso. Por isso acabo não agüentando e fumo para dormir. Fui ao médico ele me receitou Stilnox, porém, não abri o jogo em relação à maconha."

Resposta: Alguns usuários crônicos de maconha podem desenvolver vários problemas psicológicos e físicos advindos desse consumo.

Sintomas de síndrome de abstinência de maconha têm sido vislumbrados em vários desses usuários e são caracterizados por: irritabilidade, desejo intenso para consumir a droga tanto para obter os efeitos prazerosos e relaxantes, quanto para aliviar os sintomas disfóricos da falta do uso, prejuízo da qualidade e quantidade do sono e diminuição do apetite.

Lembro que síndrome de abstinência de alguma substância psicoativa significa a presença de sinais/sintomas psicológicos e /ou físicos decorrentes da parada abrupta ou redução abrupta do uso da substância.

De qualquer forma, você pode estar apresentando alguns desses sintomas, como a insônia. Mas, também, existem outras causas de insônia que deverão ser descartadas.

Você deve revelar os seus hábitos e problemas ao seu médico, de tal forma que ele possa estabelecer um diagnóstico adequado e propor um tratamento efetivo. Se você esconder o seu consumo crônico de maconha do seu médico, o seu problema será, seguramente, muito mais dificilmente resolvido.

Lembre-se: o médico não o avaliará de forma negativa, se você revelar todos os seus hábitos inadequados ou potencialmente prejudiciais. Ele precisará desses dados para orientá-lo e ajudá-lo.

De qualquer forma, você mesmo está percebendo prejuízos relacionados ao consumo dessa substância. Isso é o primeiro grande passo para a busca de ajuda correta para cessar esse uso e melhorar alguns parâmetros relacionados com a sua saúde. Não perca essa oportunidade e procure tratamento. Boa sorte!
Abaixo, forneço uma interessante indicação de leitura sobre os sintomas de síndrome de abstinência de maconha.

HANEY, M. (2005) The marijuana withdrawal syndrome: diagnosis and treatment, Curr Psychiatry Rep, 7, 360-6.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra Dr. Danilo Baltieri responderá questões ligadas à dependência química e vícios: drogas, álcool, cigarro e psicotrópicos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Danilo Baltieri

Médico psiquiatra. Mestre e doutor em Medicina pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é coordenador geral do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP).Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas.



ENQUETE

Como você vem cultivando suas relações?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.