Excesso de controle e preocupação da mãe tornam filho inseguro?

por Blenda de Oliveira

"Sempre fui uma mãe muito preocupada com meu filho, principalmente se ele não estiver diante de meus olhos. Meus colegas acham que sou exagerada e assim deixo-o inseguro. Por que tenho esse medo?"

Continua após publicidade

Resposta: Sem dúvida o excesso de controle e preocupação podem causar não só inseguranças no seu filho, mas uma baixa autoestima. Isso porque a boa autoestima se constrói no enfrentamento dos obstáculos, na capacidade de lidar com os erros e os equívocos e não desistir, persistir. Quando somos superprotetores estamos subestimando a capacidade da criança conviver com o mundo. É na convivência que há mudanças, abertura para a diversidade e a experimentação do novo.

Quando permitimos que uma criança possa ter ao seu lado a presença segura dos pais e, ao mesmo tempo, sentir-se encorajada ao desafio, estamos colaborando para o desenvolvimento da inteligência emocional e cognitiva, aquela que usamos para conhecer, raciocinar e pensar.

Seria interessante que você pudesse entender melhor as razões pelas quais controla e se preocupa com seu filho.

Tente se conhecer um pouco mais para deixá-lo livre para ser criança, brincar e criar.

Continua após publicidade

Esta será a melhor proteção para seu filho, torná-lo autônomo e responsável. Assim ensinamos nossos filhos o valor de saber se cuidar.