Tenho um grave problema de rejeitar minha filha. O que faço?

por Blenda de Oliveira

"Tenho um problema muito grave com uma de minhas filhas. Desde que ela nasceu eu a rejeitei. Hoje ela tem 15 anos e nossa relação é bem complicada. Ela me ama, sei disso, mas eu não tenho vontade de estar com ela. É como se eu não gostasse dela. É muito difícil pra mim. Por que isso acontece? Você pode me ajudar. Bjo obrigada."

Continua após publicidade

Resposta: Uma situação difícil essa que me relata. Seria necessário entender melhor a história de vocês desde o dia que soube que estava grávida de sua filha. Talvez você a responsabilize por situações que ela não é responsável ou você a queria de outra forma. São hipóteses, já que sei muito pouco das situações que podem ter resultado no seu afastamento afetivo dela.

Seria interessante se você pudesse se aprofundar nessa situação. Sugiro que procure um profissional na área de psicoterapia familiar para que investigue melhor o seu vínculo com sua filha e possa, quem sabe, transformar a rejeição em outras formas de relacionamento. Quero dizer com isso que você poderá descobrir que sua filha é mais próxima de você do que imagina, que se parecem e que ela pode representar questões suas pouco conhecidas ou pouco aceitas por você.

Parece-me que isso é o melhor que pode oferecer como mãe, tentar entender e se esforçar para tornar a convivência com sua filha mais viável ou possível. Isso não quer dizer que passará a ter um enorme afeto, mas poderá descobrir que é possível de alguma forma passar a amá-la. O amor é possível em diversas gradações.

Acredito que sozinha fique mais difícil esse processo, pois deve ter em mente crenças e pré-conceitos formados do quem vem a ser sua relação com ela. Um profissional poderá ajuda-lá a refletir e desconstruir algumas "verdades".

Continua após publicidade

No momento sua filha busca se aproximar de você e quer muito seu afeto. Essa situação pode mudar muito, de uma hora para outra, e as consequências podem ser mais difíceis de se administrar.

Procure ajuda e dê uma chance para vocês.

Boa sorte.

Continua após publicidade