Musculação: como não passar do limite e evitar lesões

por Simone Sarti

"É normal sentir-se cansado após um treino intenso, mas isso deve durar pouco tempo, depois o normal é sentir-se bem disposto"

Continua após publicidade

Resposta: Não adianta só “treinar muito” para se obter bons resultados. É preciso atenção e cuidado com vários outros fatores que irão influenciar no resultado final, como alimentação, recuperação, rotina diária (trabalho e vida social). Essa é uma das diferenças em relação aos atletas.

Eles estão totalmente amparados por uma equipe multidisciplinar.Treinadores, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos o tempo todo cuidando e reavaliando seus treinos e observando as respostas do organismo aos diversos estímulos.

Infelizmente, isso não é possível para a maioria das pessoas, mas podemos tentar chegar o mais próximo possível do que seria o ideal.

Em primeiro lugar, é importante o acompanhamento de um profissional de Educação Física para montar seu treinamento e acompanhar de perto sua evolução.

Continua após publicidade

Nos treinos de hipertrofia, que são realizados com cargas altas, os exercícios devem ser feitos de forma correta principalmente no que diz respeito à postura. É também o professor que vai determinar o volume de treino para que você não ultrapasse limites seguros. Você pode até treinar todos os dias, mas é preciso alternar os grupos musculares que vão ser trabalhados.

É normal sentir-se cansado após um treino intenso, mas isso deve durar pouco tempo, depois o normal é sentir-se bem disposto. Aí entra um fator importantíssimo: o tempo de descanso. Essa é a chamada fase de crescimento (ou fase anabólica) onde se dá o crescimento muscular. A fase de descanso é também responsável pela qualidade do treino seguinte. Insistir no treino quando se está cansado, deixa o individuo mais suscetível a lesões

O crescimento muscular ocorre em três etapas

Continua após publicidade

1ª) estímulo: dado durante o treinamento, causando estresse e microlesões no músculo

2º) recuperação: é a reparação dessas microlesões e o restabelecimento energético. É a fase fundamental para o crescimento muscular. Essa recuperação deve ocorrer entre 48 e 72 horas após o treino desde que a alimentação esteja adequada.

3º) crescimento: que se dá em sua maior parte, durante esse período de descanso.

Nunca treine sem estar devidamente alimentado. É preciso ter “combustível”para usar durante o esforço. Para isso, consulte o nutricionista que vai preparar uma dieta específica para esse tipo de treinamento de acordo com suas necessidades nutricionais.

Não negligencie nenhuma fase do treinamento.Todas têm sua importância e é assim que você vai evitar dores, baixo rendimento ou lesões.