Cuidados para ter ‘mãos de menina’

por Sonia Corazza

Você já reparou na diferença de pele de mulheres e homens da mesma idade? É gritante! Observando a pele do dorso feminino de quem tem 40 anos, por exemplo, podemos notar manchas, ressecamento, falta de elasticidade e envelhecimento precoce. A pele masculina não apresenta o mesmo grau de danos por uma questão simples: mãos femininas enfrentam a rotina de lavagens constantes e remoção da proteção natural de uma forma absolutamente distinta das masculinas. Mulher lava a roupa, perde a proteção natural da pele das mãos. Cozinha e lava, perde a proteção natural da pele das mãos. Arruma a casa, tira a poeira, varre, perde a proteção natural da pele das mãos. Cuida dos filhos, lava as mãos , perde a proteção natural da pele das mãos. Vai ao banheiro, lava as mãos, perde a proteção natural da pele das mãos! Ufa! Haja proteção para essas mãos!

Continua após publicidade

O que fazer?

Precisamos mudar a rotina de cuidados com mãos. Precisamos mesmo adotar as luvas de borracha que evitam a bendita perda da proteção natural da pele. Precisamos escolher um sabonete líquido de pH ligeiramente ácido para lavar as mãos, é menos agressivo. Precisamos ter uma bisnaga de creme protetor no lavabo, ao lado do frasco de sabonete líquido.Precisamos ter outra na bolsa, pra aplicar após cada lavagem das mãos. Precisamos ter outra ainda ao lado da cama, e aplicar antes de dormir. Decididamente precisamos de creme para as mãos a todo instante.

Mas por quê?

As formulações de cremes e loções para as mãos são divididas em duas categorias. As de uso diurno obrigatoriamente devem conter filtro solar para evitar os danos da radiação. As de uso noturno devem conter vitaminas, como pantenol e vitamina A, que ajudam a regenerar a proteção de umidade e ainda estimulam a produção de células sadias durante a noite. Outros ingredientes são benéficos, como os derivados de óleos vegetais, preferencialmente amêndoas, noz macadâmia, girassol e gergelim, que se obtidos por prensagem a frio ajudarão a repor a parte lipídica da emulsão epicutânea, a tal "proteção natural da pele".

Continua após publicidade

Spa semanal

Uma vez por semana suas mãos carecem de cuidado intensivo, dê um tempinho para quem tanto trabalha! Comece com uma esfoliação suave. Faça uma painha de aveia com água, farinha de aveia fina e chá de camomila frio. Massageie bem cada dedo, o dorso e as palmas das mãos e enxágüe. A seguir aplique uma máscara bem hidratante, contendo leite, aminoácidos de cereais e manteigas emolientes de karité ou cupuaçu. Fique quietinha descansando por 20 a 30 minutos e então enxágüe com bastante água. Mas não se esqueça de em seguida aplicar seu creme para as mãos. Assim você dá uma forcinha pra natureza e garante mãos de menina por mais tempo.