Como dividir tarefas domésticas quando marido e mulher trabalham e estudam?

por Blenda de Oliveira

"Sou casada há dois anos e meio. Trabalho e faço faculdade à noite e aos sábados até às 13h00. Meu esposo também estuda e trabalha. Porém, ele não me ajuda nos afazeres domésticos. Estou me sentindo sobrecarregada. Já pedi para ele me ajudar, mas ele fica postergando durante a semana, e isso me irrita de tal maneira que acabamos sempre brigando. Não sei o que fazer."

Continua após publicidade

Resposta: É possível dividir as tarefas? Ao invés de pedir que ele faça, deixe claro a parte de cada um e faça apenas a sua.

Claro que isso pode parecer muito teórico e de certa forma difícil de pôr em prática, pois o trabalho doméstico tem uma correlação entre suas partes, mas me parece que não há outra maneira de começar a colocar um pouco mais de ordem.

Seis dicas para dividir as tarefas domésticas:

1ª) Vocês podem sentar e ver o que é mais fácil para um e para outro e, assim, dividirem o trabalho doméstico.

Continua após publicidade

2ª) O desafio será você não fazer por ele e tolerar que ele fará no tempo e da forma que ele conseguir. Em alguns casos a mudança de atitude conta mais que qualquer conversa.

3ª) Deixe claro que daqui para frente a responsabilidade é dele para algumas coisas. Talvez para seu marido ainda exista uma crença que o trabalho doméstico pertença ao mundo feminino e mesmo que você esteja sobrecarregada, não vê nisso um problema.

4ª) Outro ponto que será desafiador para você, será o de tolerar o ritmo e a forma que ele conseguirá fazer.

Continua após publicidade

5ª) Quanto mais discutir, quanto mais obrigar, menos possibilidade terão de conseguir avançar, por isso veja se está disposta a ter pequenas mudanças.

6ª) Se não tiver importantes mudanças talvez tenham que buscar uma ajuda para entenderem que crenças estão por trás dessa atitude de deixar tudo para você. O que se verifica todos os dias é que a maior parte dos casamentos atravessa grandes crises e, muitas vezes, termina por questões que aparentemente são pequenas e vistas por muitos como sem importância.

Boa sorte!