Meu marido critica as roupas que uso para ir ao trabalho. O que faço?

por Anette Lewin

"Vivo nos últimos meses um inferno astral no meu relacionamento, devido a ciúmes e insegurança do meu marido. Ele deu pra começar a criticar as roupas que uso para ir ao trabalho. Por estar bem-arrumada, diz que quero aparecer para alguém, que se eu não mudar, nosso relacionamento de 6 anos se romperá. Não quero fazer o que está pedindo, mesmo o amando. O que faço para fazê-lo entender que sou vaidosa e se estou indo para o trabalho bem-vestida, é por que gosto de ser assim."

Continua após publicidade

Resposta: Segundo seu relato, seu marido " deu para começar a criticar" suas roupas de trabalho. A primeira pergunta que se faz é: você mudou seu jeito de vestir ultimamente? Por quê? Seu marido participou de sua decisão de mudar? Ele sabe por que você mudou?

Bem, se você resolveu mudar e não compartilhou com ele esse processo, talvez se justifique a preocupação que ele está sentindo. Afinal, na vida a dois, quando um muda alguma coisa de uma hora para outra, a tendência é despertar algum grau de insegurança no cônjuge. Imagine se fosse o contrário: ele começando a se enfeitar todo para ir trabalhar. Você certamente se sentiria desconfortável, não é?

Se assim for, tente reavaliar o que essa mudança no modo de vestir significa para você mesma para que possa explicar a ele de modo mais convincente. E esteja pronta para uma autocritica caso esteja exagerando em algum aspecto: a saia está muito curta? O decote muito profundo? Sim, sim, você tem direito de se vestir como quiser, mas se isso está causando um enorme mal-estar entre você e seu marido deve ser reavaliado. Afinal, quem se propõe a viver uma relação a dois sabe que em algum momento vai ter que abrir mão de algumas coisas que quer em nome da harmonia conjugal. E sabe que cedendo em algum ponto, pode solicitar que o parceiro também ceda em algum aspecto que a incomode. Via de mão dupla, não é?

Caso seu modo de se vestir sempre foi assim, tente avaliar por que só agora ele se incomoda com isso. Será que existe alguma coisa no relacionamento que não vai bem? Está faltando algum elemento indispensável ao bom funcionamento da relação como carinho, diálogo, planos em comum, prazer em estar junto etc? Afinal, depois de 6 anos qualquer relacionamento tem de ser revisto. Pessoas mudam e objetivos mudam também. Assim, a roupa pode ser apenas uma desculpa para que seu marido (e você também) sinalizem que as coisas entre vocês precisam ser revistas. Pense nisso.

Continua após publicidade

Chama atenção em seu e-mail a expressão que você usa para definir seu desconforto: "inferno astral". Inferno astral, popularmente definido, é um período antes do aniversário da pessoa em que tudo dá errado, mas que passa depois da data de aniversário. Talvez isso possa sinalizar que sua sensação é de que esse problema é transitório, e que, de alguma maneira, vocês vão conseguir enfrentá-lo. Lembre-se que para isso acontecer não adianta assumir uma postura rígida e agressiva.

Muitas vezes pessoas que se amam acabam perdendo a oportunidade de construírem uma vida amorosa saudável por pura teimosia, por motivos fúteis. Não é necessário que ninguém se escravize aos desejos de ninguém; numa relação a dois a liberdade individual continua sendo desejável e bem-vinda. Mas não existe prova de amor mais válida do que a generosidade de abrir mão de algo por quem se quer por perto. Será que o que ele está pedindo não passa de uma simples prova de que você ainda gosta dele? Tente refletir sobre isso e tome sua decisão.