Violência na mídia: assisti-la pode gerar angústia e estresse-pós-traumático

por Eduardo Ferreira Santos

"Tenho 16 anos. Recentemente vi muitas notícias ruins de assassinatos, mortes, roubos etc. Com isso, passei a sentir uma angústia muito grande e simplesmente só quero passar o tempo inteiro pensando em tudo de ruim que pode acontecer com a gente a qualquer momento. Sinto-me muito sozinha e acho que a qualquer momento vai acontecer algo comigo ou com alguém da minha família. Isso acaba me deixando com medo e sem vontade de fazer nada. A única vontade que tenho é que a minha família fique o tempo inteiro do meu lado só para ter certeza que nada de ruim vai acontecer. O medo aumenta mais quando estou sozinha. Pode me ajudar a mudar isso?"

Continua após publicidade

Resposta: Não é preciso estar envolvido diretamente em um incidente violento para se desenvolver um Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

Pode ser este o seu caso, o que chamaríamos de uma vítima secundária.

Estes seus sentimentos podem ser apenas transitórios, mas se persistirem por mais tempo e lhes causarem muito sofrimento psicológico, sugiro que procure ajuda de um especialista em Transtorno de Estresse Pós-Traumático, que pode ser tanto um psicólogo quanto um psiquiatra.