Meu marido só tem tempo para o sexo e não me ouve

por Anette Lewin

Resposta: Talvez alguns aspectos da visão que você tem sobre casamento deva ser repensada antes que você enverede por um caminho sem volta. Em primeiro lugar, o casamento é uma parte da sua vida e você não pode transformá-lo na razão da sua vida. É importante que você tenha seus próprios objetivos, suas ocupações e sua individualidade. Em segundo lugar não se ‘mendiga’ carinho e atenção: conquista-se. Se você tiver coisas interessantes para contar ao seu marido ele vai te escutar. Se você tiver cobranças e queixas ele vai se distanciar. Se você conseguir levar em conta esses dois aspectos já terá dado um grande passo em direção a uma visão mais madura sobre casamento. Casamento, como você diz, não é só sexo, mas também não é exatamente o que vemos nos filmes românticos.

Continua após publicidade

Sou casada e apaixonada por outro, mas ele não quer assumir a relação
Meu marido ficou no exterior durante dois anos e agora está voltando e gosta de mim

Resposta: Cabe a você decidir o que pode decidir. Você se apaixonou por uma pessoa que não está a fim de assumir esse relacionamento por inteiro, pois diz que falta alguma coisa. Então você só tem duas opções com relação a ele: ficar como está ou romper, pois ficar com ele de vez não dá, ele não quer. Com relação ao seu marido, você diz que não sente mais nada, embora não convivam há dois anos. Apesar disso, ele parece querer ficar com você. Pense então nas possibilidades reais que se apresentam e baseie sua decisão nelas. Querer quem não quer a gente e ficar sonhando com um milagre é optar por uma vida de angústia e sofrimento.

Ele não quer ajudar na criação da nossa filha, mas não quero entrar na justiça

Resposta: Às vezes temos de abrir mão de nosso modo de agir em função de uma causa válida. Entendo que você não goste nem queira brigar, mas no caso de pensão alimentícia, se for esse o caso, você pode e deve. Se a ajuda a que você se refere for se relacionar com a criança não acredito que valha a pena ficar insistindo! Crie sua filha com seus recursos afetivos, refaça sua vida amorosa e não perca tempo com uma relação que não te dá retorno.

Continua após publicidade

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento