Possíveis causas de infertilidade quando sua razão é desconhecida

por Alex Botsaris

Existe uma percepção de que a infertilidade está aumentando, entre vários médicos e pesquisadores. Diferentes autores como Abel (1985), Giwercman (1998) e Sinclair (1994) defendem essa ideia, em artigos publicados em revistas científicas.

Continua após publicidade

Entretanto, os dados epidemiológicos publicados nos últimos anos, sobre infertilidade, são contraditórios, e existem autores que afirmam que há o contrário, uma tendência à sua redução, e atribuem essa redução aos avanços da medicina.

Discussões à parte, há um dado que é significativo: considerando os números da OMS, estima-se que hoje em dia ,12% dos casais em idade fértil no mundo, não conseguem ter filhos, enquanto na década de 50 esse número global estava na casa de 4 a 5%. A OMS ainda considera que outros 10% possuem “dificuldade de concepção”: casos onde a reprodução é demorada, havendo evidências de pouca fertilidade ou ela foi assistida por técnicas da medicina.

Eu estou entre os médicos que acreditam que há uma elevação significativa nos casos de infertilidade nos últimos 50 anos. Outro ponto interessante, é que entre os tipos de infertilidade, a que mais cresceu foi a dos casos chamados de idiopáticos, ou seja, aqueles onde não se identifica o motivo para a dificuldade de engravidar. Hoje em dia, cerca de 1/5 dos casos é do tipo idiopático, onde não é possível identificar a causa de infertilidade.

As causas de infertilidade podem ser do homem. Cerca de 1/3 dos casos ocorrem porque o esperma masculino está com problemas, e com isso há poucos espermatozoides viáveis. Já as causas orgânicas de infertilidade feminina são muitas e correspondem a 40% dos casos. Nos 10% restantes, tanto homens como mulheres concorrem, ao mesmo tempo, para o problema.

Continua após publicidade

Infertilidade orgânica

Entre as causas de infertilidade chamadas de orgânicas (onde há um problema que pode ser identificado e diagnosticado) na mulher, as mais comuns são a endometriose, a doença inflamatória pélvica, ovário policístico e as alterações do corpo uterino.

Endometriose

Continua após publicidade

Na endometriose, o endométrio, tecido que recobre a parte interna do útero, se desprende migrando para outros locais, em geral ovário e trompas, onde atrapalha o seu funcionamento. Com isso ovulação ou a nidação do embrião são afetadas, gerando esterilidade.

Ovários policísticos

Ovários policísticos é um problema onde os folículos ovarianos não conseguem se desenvolver normalmente, e há um desvio do metabolismo. O ovário fica cheio de pequenos cistos, que não conseguem evoluir e produzir um óvulo, e há uma produção excessiva de testosterona, um hormônio masculino. Com isso a mulher não ovula normalmente, nem menstrua, além de pode apresentar também um problema chamado de síndrome metabólica, onde o colesterol sobe e há resistência à insulina. Há também aumento de peso e aparecimento de pelos anormais. As causas desse problema ainda não estão totalmente esclarecidas.

Doença inflamatória pélvica

A doença inflamatória pélvica é uma infecção do aparelho reprodutor feminino, e pode ser provocada por vários micro-organismos, mas o que é mais comum se chama clamídia. Ele costuma afetar as trompas, o que causa obstruções e deformações, e com isso o óvulo não chega ao útero e nem pode ser fecundado. As mulheres que têm uma causa orgânica de infertilidade identificada, em geral, ficam mais tranquilas; tendo a causa conhecida um tratamento pode ser feito.

A grande angústia acontece quando nenhuma causa pode ser identificada pelos exames, e os casais ficam perdidos, sem saber a razão de não conseguirem reproduzir. Por isso, é nesse ponto que vou concentrar mais a minha atenção. Existe muita controvérsia quanto à origem do aumento da infertilidade idiopática, e os fatos que vou relatar não são um consenso na literatura médica, mas, na minha opinião, são procedentes e merecem ser mais investigados.

Possíveis causas da infertilidade idiopática

1ª) Anticoncepcionais

Um problema vem do uso excessivo de anticoncepcionais por adolescentes e adultas jovens. As jovens usam os medicamentos à base de hormônios sintéticos para evitar filhos, e esses medicamentos inibem a função da hipófise. Com isso a hipófise deixa de comandar o ovário, não se formam folículos, óvulos, nem o corpo lúteo. Os ciclos menstruais são resultantes dos efeitos dos hormônios existentes nos anticoncepcionais. Muitos médicos deixaram de fazer uma interrupção anual nos anticoncepcionais, para deixar a hipófise reassumir o controle do ovário.

As jovens passam anos usando anticoncepcional, o que pode afetar a capacidade da hipófise de regular o ovário. Às vezes a hipófise não consegue mais reassumir um controle perfeito do ovário em mulheres mais sensíveis, quando as mesmas param de usar os hormônios. Algumas mulheres nem menstruam, outras menstruam, mas o ciclo é irregular, e elas não ovulam normalmente. Por isso, um percentual de mulheres que usam anticoncepcionais por muitos anos, ficam com dificuldade de engravidar.

2ª) Poluição ambiental

Uma segunda causa apontada, em especial por ambientalistas, tem sido a poluição ambiental. Muitas substâncias químicas usadas na indústria, pecuária e agricultura, e que chegam ao meio ambiente, possuem um efeito chamado de “desruptor endócrino”. Isso significa que essas substâncias interferem na função dos hormônios, causando uma quebra da comunicação entre a hipófise e as glândulas. Uma boa parte das substâncias que causa esse problema, atua no eixo dos hormônios sexuais, e por isso tem sido relacionada com a infertilidade em várias espécies animais assim como em humanos.

Isso, por exemplo, já foi comprovado para um defensivo agrícola chamado Chlordane, que além de potencializar o efeito tóxico de dezenas de substâncias, modifica a capacidade do fígado de metabolizar o estrogênio natural, gerando infertilidade. Um estudo feito na USP em São Paulo, demonstrou que as taxas de fertilidade são menores em populações que vivem em locais com maior poluição atmosférica. Há ainda as conclusões preocupantes de um estudo realizado na Universidade de Granada, que avaliou a placenta de 308 partos realizados entre 2002 e 2004. Nesse estudo 100% das placentas estavam contaminadas por uma ou mais das substâncias testadas, todas poluentes com potencial de afetar a reprodução. Isso mostra que esses poluentes têm capacidade de atingir o embrião, corroborando mais ainda essa hipótese.

3ª) Estresse continuado

Por fim, a terceira causa para infertilidade idiopática apontada por alguns especialistas é o estresse continuado. O estresse pode interferir com a função da hipófise, e desregulando os hormônios FSH e LH que controlam o ovário, e ainda causa elevação da prolactina, que é um conhecido inibidor da ovulação. Populações humanas, submetidas a altos índices de estresse, como numa guerra, tem uma redução significativa da fertilidade. As populações das cidades grandes estão cada vez mais estressadas e pode ser essa uma das causas da redução de fertilidade.

Como melhorar a fertilidade através da medicina complementar?

A medicina complementar oferece algumas armas para melhorar a fertilidade, e pode ajudar, em especial, nos casos de infertilidade idiopática. Um recurso importante são as vitaminas e minerais, que se não tiverem em quantidades suficientes, podem atrapalhar as funções do ovário ou a nidação do óvulo.

A medicina complementar tem alguns recursos que podem ajudar no tratamento de infertilidade. Um é a acupuntura. Vários estudos científicos demonstraram que a acupuntura melhora a fertilidade feminina, inclusive nas que foram submetidas a fertilização “in vitro”. Por isso muitas clínicas de fertilidade estão indicando acupuntura para suas pacientes. Algumas vitaminas e nutrientes também podem ajudar na fertilidade. A suplementação de ácido fólico por exemplo é considerada fundamental na gestação, pois a deficiência dessa vitamina é uma causa de infertilidade.

No caso de suspeita de haverem “desruptores endócrinos” afetando negativamente a fertilidade, existe a possibilidade de se empregar alguns ativos naturais, com efeito quelante, que significa a capacidade de eliminar substâncias tóxicas do organismo. A vitamina C tem esse efeito. Uma substância retirada de frutas cítricas, chamada de pectina cítrica modificada, tem mostrado essa capacidade, em pesquisas recentes. Em pessoas cuja suspeita recaia no estresse continuado, técnicas como a meditação, relaxamento, massagem e mesmo hipnose podem ser tentadas.