Acupuntura e inalação ajudam a combater rinite e sinusite

por Jou Eel Jia

De acordo com a MTC, a friagem pode alterar a nossa sensibilidade e a energia circulante em nosso corpo. Normalmente para a friagem prejudicar nosso organismo precisa-se de um vetor ou transmissor: nesse caso o vento.

Continua após publicidade

O termo “vento penetrante” tem que ser compreendido como a invasão do organismo por agentes externos (vírus e bactérias), e não simplesmente o vento como nos conhecemos. Uma vez ocorrendo alojamento desses agentes em nosso organismo, basta uma queda de energia de defesa para se ter o início da doença mais comum – a rinite – que pode ser convertida em sinusite, bronquiolite, traqueíte e até uma pneumonia, ou seja, infecção pulmonar.

Na MTC esse quadro de doença localizado na via aérea superior, (da cavidade nasal até a parte superior da traqueia) é causado pela invasão do vento mais friagem. Essa friagem ao ser convertida em calor interno, conhecido como calor perverso, seria a infecção propriamente dita.

Portanto, num quadro de rinite e sinusite a medicina chinesa tem como foco afastar a friagem alojada em nosso organismo através da inalação de vapor quente. Ao melhorar a perfusão (oxigenação do sangue) e a circulação podemos evitá-los. Hoje se sabe que o vírus tem dificuldade de proliferar em ambientes úmidos. Por isso a própria inalação pode evitar um quadro de infecção dos seios da face ou de sinusite.

A acupuntura ajuda a fortalecer o sistema imunológico e com isso pode afastar essas complicações.

Continua após publicidade