DESTAQUES

Acupuntura e inalação ajudam a combater rinite e sinusite

Jou Eel Jia 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Rinite e sinusite: o foco é afastar a friagem alojada

por Jou Eel Jia

De acordo com a MTC, a friagem pode alterar a nossa sensibilidade e a energia circulante em nosso corpo. Normalmente para a friagem prejudicar nosso organismo precisa-se de um vetor ou transmissor: nesse caso o vento.

O termo “vento penetrante” tem que ser compreendido como a invasão do organismo por agentes externos (vírus e bactérias), e não simplesmente o vento como nos conhecemos. Uma vez ocorrendo alojamento desses agentes em nosso organismo, basta uma queda de energia de defesa para se ter o início da doença mais comum - a rinite - que pode ser convertida em sinusite, bronquiolite, traqueíte e até uma pneumonia, ou seja, infecção pulmonar.

Na MTC esse quadro de doença localizado na via aérea superior, (da cavidade nasal até a parte superior da traqueia) é causado pela invasão do vento mais friagem. Essa friagem ao ser convertida em calor interno, conhecido como calor perverso, seria a infecção propriamente dita.

Portanto, num quadro de rinite e sinusite a medicina chinesa tem como foco afastar a friagem alojada em nosso organismo através da inalação de vapor quente. Ao melhorar a perfusão (oxigenação do sangue) e a circulação podemos evitá-los. Hoje se sabe que o vírus tem dificuldade de proliferar em ambientes úmidos. Por isso a própria inalação pode evitar um quadro de infecção dos seios da face ou de sinusite.

A acupuntura ajuda a fortalecer o sistema imunológico e com isso pode afastar essas complicações.




Jou Eel Jia

É formado em Medicina pela UNIFESP e é Presidente da Associação de Medicina Tradicional do Brasil (AMC). Professor Titular de Pós-graduação em MTC e Acupuntura do HSPM e Faculdade de Medicina de Jundiaí. Autor dos livros Ch’an Tao, essência da Meditação (editora Sumus) e Ch’an Tao Conceitos Básicos: Medicina Tradicional Chinesa, Lien Ch’i e Meditação (editora Ícone).



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.