Entenda a relação entre filosofia do Tao, saúde e bem-estar

por Jou Eel Jia

Taoísmo é um conjunto de ensinamentos filosóficos de prática e origem chinesa.

Continua após publicidade

Sua crença vem através da existência de uma força que rege os fenômenos na natureza. Essa força ou energia universal está ligada à fauna, flora e aos elementos da natureza: terra, fogo, água, ar e madeira.

*O Taoísmo, chegou até nós pelo sábio Lao Tsé através de sua obra Tao Té Ching escrita há mais de cinco séculos antes de Cristo. Sua filosofia é profundamente espiritual. Sua influência foi profunda nas culturas chinesa e japonesa, e permanece viva, não só nesses países.

O Tao Té Ching é uma daquelas obras perenes da humanidade da qual, se nos aproximarmos dela com abertura de espírito, colheremos ensinamentos preciosos que nos ajudarão a trilhar nossa vida com mais paz e harmonia.

É difícil se traduzir a palavra ‘Tao’. Algumas das suas traduções são: a Essência, a Suprema Realidade, a Lei Universal que está em tudo o que existe, a Divindade, o Insondável. ‘Té’ pode ser traduzido por caminho, diretriz, revelação; e ‘Ching’, por livro, escrito, documento. Uma tradução que gosto é o Livro do Caminho da Essência. O Tao deve ser mais sentido, intuído, do que compreendido intelectualmente.

Continua após publicidade

A essência do Tao

O ser humano deve viver em harmonia com a natureza através da exploração do seu meio interior. Então se o seu mundo interior estiber bem, você consegue fazer o mundo externo melhor, pois você se sintoniza com a harmonia cósmica.

O principal fundamento do Tao ressalta exatamente o autodesenvolvimento espiritual, a libertação do sofrimento e a busca da transformação de algo mais sublime de seu interior.

Continua após publicidade

O taoísmo é fortemente influenciado por outros tipos de pensamentos como o budista, o confucionismo. O taoísmo perpetra em toda a cultura chinesa: nas artes (construção, arquitetura, literatura…) medicina. Tanto que se você hipoteticamente retirar o taoísmo e o budismo da cultura chinesa, toda essa cultura desaparece.

Medicina tradicional chinesa e o Tao

Por isso que no princípio da MTC se busca a raiz da doença e não o tratamento dos sintomas. Por exemplo, a gastrite é conseqüência de uma alteração da energia do estômago. Então aplica-se o princípio taoísta de buscar a causa do desequilíbrio nessa região. Na busca da origem da doença, você encontra respaldo na natureza e no ambiente para a sua cura.

*Por Leonel Vieira: psicólogo clínico e organizacional