DESTAQUES

Estou com medo e ansiedade para poder cuidar do bebê. O que fazer?

Blenda de Oliveira 01/01/2016 COMPORTAMENTO
Bebês: é um engano achá-los fracos

por Blenda de Oliveira

"Há três dias estou com crises de ansiedade que me fazem mal. Tenho uma filha de dois meses e meu desespero aumenta só de pensar que não vou conseguir cuidar dela. Estava tudo bem. Fiquei ansiosa porque meu companheiro vai começar a trabalhar e ficarei sozinha com ela."

Resposta: Bebês são seres curiosos e trabalhosos também, além de dependerem de nós integralmente. É muito natural que por esses aspectos despertem em nós dúvidas quanto à nossa competência para cuidar da sobrevivência dessa criaturinha tão pequena e aparentemente tão frágil.

É um engano achá-los fracos. Os bebês avisam com muita prontidão quando há algo errado e nos ajudam a refazer a rota. Claro, a sua angústia é não saber fazer essa leitura, não? Posso lhe adiantar que às vezes poderá não saber e terá que ter a paciência para esperar e tentar o que pode trazer mais conforto. Outras vezes, saberá rapidamente o que fazer. Parte de sua angústia é por estar diante de um ser humano que não fala claramente o que quer e é, de certa maneira, misterioso e incontrolável.

Seu medo é bastante compreensível, mas apenas o dia a dia e suas tentativas e erros poderão lhe trazer maior confiança e traquejo na relação mãe e bebê. A prática a ajudará muito e a necessidade de fazer as coisas podem desfocar o medo e se dedicar aos cuidados. Confie na mãe que está todos os dias se tornando. Nenhuma mulher sabe ser mãe antes de experimentar e esse é um processo que varia de mulher para mulher, no tempo e na maneira que acontece.

Por outro lado, se achar que durante o dia precisa de alguma ajuda, busque-a. Não se cobre ou hesite em assumir que precisa de uma mão para adquirir mais tranquilidade. Às vezes uma amiga pode, mesmo que seja por poucas horas, ajudá-la a criar essa confiança. Peça para seu marido ficar disponível pelo celular, assim poderá falar com ele sempre que precisar ou sentir-se insegura.

Tenho certeza que você pode fazer e fará. Acredite em você e saiba que é a melhor e mais importante pessoa para seu filho neste momento.

Boa sorte!

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. A psicóloga e psicanalista Blenda de Oliveira responderá dúvidas e perguntas sobre conflitos familiares e entre pais e filhos. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Blenda de Oliveira

Doutora em psicologia clínica pela PUC-SP. Psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP). Psicoterapeuta de adultos, adolescentes, crianças, famílias e casais. Atuante como Life Coaching em diversas áreas, utilizando essa metodologia para colaborar nos processos de sucessão familiar nas empresas.



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.