Como não ir além do meu limite?

por Sandra Vasques

"Meu marido me propôs fazermos sexo com outra mulher. No princípio fiquei chateada pensando que ele não me amava mais. Depois de inúmeras conversas, resolvi fazer. Fizemos duas vezes. As duas vezes com amigas minhas. Foi ótimo. A única coisa que me preocupa é o envolvimento emocional com uma delas, pois o nosso sexo é ótimo. Sinto que ele me ama, mas não sei, fico insegura, tenho medo de virar um vício."

Continua após publicidade

Resposta: Fazer sexo com duas mulheres é uma fantasia comum dos homens. Fantasias podem ficar apenas na imaginação, na conversa e estimular o casal em suas transas. Mas também podem se concretizar como no caso de vocês.

Parece que a princípio, deveria ser uma proposta de mudança de rotina, diversão para os dois, e fonte de prazer, mas você ainda não consegue sentir assim. E você não está sozinha nessa história.

Muitas mulheres e homens que topam viver uma transa a três, sentem-se um tanto inseguros quando o terceiro é do mesmo sexo que o próprio.

Uma certa comparação, perceber um olhar ou expressão de desejo que já não via a tempos na relação, um jeito de quero mais, que incomoda. Afinal, o parceiro está dirigindo essas atitudes e sensações em direção a outra pessoa, ou porque a outra pessoa está ali e não por sua causa exclusivamente.

Continua após publicidade

E temos a fantasia de ser exclusivos e totais para nossos amados. Quando essa ilusão é quebrada, podemos nos sentir inseguros, mesmo que o parceiro não tenha qualquer intenção em relação à terceira pessoa, além do encontro sexual.

E para lidar com a questão, é preciso pensar na relação de vocês, avaliar se tem um jogo sexual gostoso, independente dessa nova história. Se tem outros pontos que os une, se são parceiros que se apoiam na vida, se são leais um com o outro, se tem projetos estimulantes em comum, se é bom ficar juntos para fazer coisas simples, como caminhar, ouvir música. Se existe um sexo gostoso e a vida de vocês juntos também é, então a possibilidade de investir em uma outra relação apenas por conta do sexo, fica mais distante.

Quando o ménage gera insegurança

Continua após publicidade

No entanto, se a vida não anda bem e existem dificuldades no jogo sexual, e o ménage está sendo usado como uma saída, então realmente não é a melhor alternativa e a insegurança tem razão de existir.

Agora, mesmo que tudo ande bem com vocês existe a possibilidade de descobrir que o sexo com uma outra pessoa também agrada muito e que não se quer deixar de viver essa experiència, a dois ou a três. E é aí que o impasse pode acontecer. Então é importante que cada um olhe para os próprios limites e possibilidades na vivência desta história e combinem quais as regras que devem ser seguidas, até onde aguentam e desejam ir.

Se fazemos coisas que nos agradam, é natural que a gente queira repetir. Mas quando fazer algo gostoso nos ameaça com a possibilidade de perder algo que é mais importante e gostoso ainda, é preciso aprender a negociar consigo, com o outro, abrir mão de alguns desejos ou flexibilizar. Mas o importante é ter equilíbrio, ao mesmo tempo não deixar que o medo impeça de viver coisas boas e de viver nossos desejos. Mas também ter lucidez para perceber os limites que devem ser respeitados para vivermos de bem com a gente e com quem amamos, para além dos momentos de prazer.