DESTAQUES

Menopausa pode causar depressão?

Joel Rennó Jr. 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Menopausa pode causar depressão?
As pessoas costumam associar depressão à menopausa

por Joel Rennó Jr.

Resposta: As pessoas costumam associar depressão à menopausa. É bom frisar que a menopausa é um diagnóstico retrospectivo, a mulher tem que ficar 12 meses sem menstruar, ocorrendo por volta dos 50-52 anos de idade.

Na menopausa, há uma falência ovariana total, os ovários não fabricam mais os hormônios estrógeno e progesterona.

Porém, os estudos atuais demonstram não haver aumento da prevalência ou incidência da depressão no período após a menopausa.

Já o período da perimenopausa, que se inicia cerca de cinco anos antes da menopausa e vai até um ano após, é o mais importante para a ocorrência de depressão.

Sintomas da perimenopausa

Tal período é caracterizado por uma intensa flutuação dos hormônios femininos, por sintomas físicos (como as ondas de calor ou fogachos) e por sintomas psíquicos (humor depressivo, irritabilidade, insônia).

Na atualidade, a medicina sabe que há subgrupos de mulheres que são mais sensíveis a essas oscilações hormonais da perimenopausa. Tais oscilações funcionam como "gatilhos" para episódios depressivos na perimenopausa.

Trabalho da Universidade de Harvard (EUA), demonstrou que a perimenopausa, por si só, aumenta em cerca de duas vezes a chance de depressão, independente da presença de outros fatores.

Nunca devemos nos esquecer que fatores psicológicos e sociais, com mudanças de papéis coincidentes com o período, também podem contribuir.

O tratamento da depressão pode envolver, dependendo de cada caso clinico analisado individualmente, desde o uso de antidepressivos e hormônios até a psicoterapia.

Atenção!

Esse texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.




Joel Rennó Jr.

Dr. Joel Rennó Jr. MD, Ph.D. Professor do Departamento de Psiquiatria da FMUSP. Diretor do Programa de Saúde Mental da Mulher - Instituto de Psiquiatria da USP. Médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein- São Paulo. Coordenador da Comissão de Estudos e Pesquisa de Saúde Mental da Mulher da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). www.psiquiatriadamulher.com.br



ENQUETE

Você acredita na lei de causa e efeito ou lei do carma?





VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.