Dias que antecedem a menstruação realmente aumentam o desejo sexual?

por Sandra Vasques

Resposta: Para algumas mulheres o tesão aumenta sim, para outras não.

Continua após publicidade

Em relação aos animais, essa resposta seria bem mais objetiva, quase todas as fêmeas, quando estão no período fértil, entram no cio, que é um período de alta disponibilidade para manter atividade sexual. Afinal, o único objetivo é gerar filhotes. Nas mulheres é diferente. O objetivo do ato sexual não se restringe à reprodução e mesmo que para algumas isso seja verdade, para que ela aceite transar com alguém não basta apenas a vontade despertada pela química, vários outros fatores e condições interferem.

Essa química da qual falo, são os hormônios, substâncias que estão a todo o momento sendo produzidas e liberadas em nosso corpo a fim de produzir reações necessárias à nossa sobrevivência e bem-estar. O funcionamento sexual, tanto com o objetivo da reprodução quanto do prazer, também depende do bom funcionamento desse complexo e interessante mundo hormonal.

Assim, se um homem ou mulher tem alguma alteração na produção adequada de hormônios, vai ter alguma repercussão em seu organismo que precisará ser corrigida com medicações.

Uma mulher, por exemplo, pode perceber uma intensa secura vaginal e dor na relação sexual, o que consequentemente diminui seu desejo, e constatar que seu estrogênio está abaixo dos valores normais. Isso é comum na menopausa. Um homem pode ter seu desejo diminuído e constatar uma baixa de testosterona. Assim, o aumento ou diminuição dos valores normais dos hormônios vão interferir no desejo sexual.

Continua após publicidade

No entanto, se a pessoa tem os hormônios dentro dos valores considerados normais, por mais que eles variem sim durante o ciclo menstrual, não terão o poder de interferir sozinhos para aumentar ou diminuir o desejo sexual. Isso porque uma mulher tem pensamentos, emoções, experiências, desejos, oportunidades, enfim, uma gama de outros fatores que contam para que ela se sinta mais ou menos estimulada para a transa.

Assim, durante o período ao redor do momento da ovulação, que é próximo da metade do ciclo, o estrogênio e a testosterona estão em alta o que deveria deixar a mulher muito a fim de transar. No entanto, como a mulher sabe que este é o momento em que ela corre mais risco de engravidar, em geral elas não estão muito disponíveis!

Próximo da menstruação, o hormônio em alta é a progesterona, que a princípio deixaria a mulher menos estimulada para a transa, o que acontece para uma grande parte delas. Isso porque a progesterona, hormônio que está em alta, interfere para que ela esteja mais maternal, quieta. Além disso, a mulher pode estar sofrendo com vários sintomas da tensão pré-menstrual, o que a deixaria menos disposta.

Continua após publicidade

No entanto, pesquisas apontam que algumas se sentem muito interessadas durante este período. E mesmo durante o período menstrual, apesar de poucas revelarem! Talvez isto aconteça por se sentirem mais seguras que não vão engravidar.

Assim, não dá para definir uma data especial do ciclo que contemple todas as garotas. O jeito é realmente observar, se aproximar, aprender como é sua parceira e procurar não deixar de tentar um contato mais próximo. Se for correspondido, avance. Caso contrário, aguarde um pouco, quem sabe o dia seguinte, e sua mulher, com toda a mágica dos hormônios acontecendo dentro dela e mais todo o jogo amoroso que há entre vocês, poderá surgir inteirinha prá você!