DESTAQUES

Sinto-me cansada. A mente está ativa mas o corpo não corresponde. Qual pode ser a causa?

Eduardo Ferreira Santos 01/01/2016 SAÚDE E BEM-ESTAR
Pode ser somatório de pequenas insatisfações imperceptíveis

por Eduardo Ferreira Santos

"Sinto uma falta de ânimo, cansaço físico... Embora tenha a mente ativa, o corpo não quer corresponder. Também lido com a frustração de não ter o retorno profissional desejável e de residir em uma cidade que não me identifico; apesar de abençoar a tudo e a todos e de me amar, me aceitar, me valorizar e me respeitar... Parece que o cansaço está em maior intensidade e tempo"

Resposta: Estamos quase todos nós, satisfeitos ou não em nossas profissões, sentindo-nos muito cansados, estressados, insatisfeitos com a vida que levamos.

Ao procurar alguma coisa objetiva, como o trabalho, a cidade, a família, as contas a pagar, não encontramos nada algo suficientemente grande para justificar esta sensação de cansaço e desânimo...

O que acontece, então?

Acho que, na verdade, há uma somatória de insatisfações, pequenas partículas de areia que, por si só, não são problema, mas quando colocados em um pote verificamos que preenchem todo o espaço disponível.

Há que se considerar, também, não apenas os aspectos psíquicos da vida, mas há tanta coisa física (hormonal, metabólica, nutricional) que contribuem bastante para esse estado de desânimo. Essas questões psíquicas ou psicológicas da vida são as frustrações, ansiedades, medos, enfim, todos aqueles sentimentos que causam um certo desconforto natural, simplesmente por estarmos vivendo e conscientes dos fatos que nos cercam.

Acho que, nesse seu caso, talvez uma consulta com um médico "alternativo" (tipo homeopatia, medicina chinesa, antroposofia) poderia ajudá-la a reencontrar um pouco do ânimo que está precisando para enfrentar as dificuldades naturais da vida.

Vya Estelar Responde

Vya Estelar quer colocar você, querido leitor, mais perto ainda de nós. Esse profissional irá responder dúvidas enviadas pelos internautas sobre um determinado tema. O psiquiatra e psicólogo Eduardo Ferreira Santos responderá dúvidas e perguntas sobre os relacionamentos de uma maneira geral, sobre autoestima e conflitos emocionais. Os e-mails serão selecionados e editados de acordo com critério editorial do Vya Estelar, já que não será possível responder a todos. Seu nome e e-mail serão preservados.

ENVIAR PERGUNTA



Eduardo Ferreira Santos

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor Mais informações: www.ferreira-santos.med.br



ENQUETE

É possível ser você mesmo no ambiente de trabalho?






VOTAR!
Vya Estelar - Qualidade de vida na web - Todos os direitos reservados ®1999 - 2019
O portal Vya Estelar não se responsabiliza pelas informações e opinião de seus colunistas emitidas em artigos assinados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação.